Evento da OAB

Conferência Estadual da Mulher discutirá equidade de gênero

Evento será realizado nos dias 9 e 10 deste mês; inscrições abertas.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
As presidentes das Comissões da OAB/MA da Família, Vivian Bauer, e da Mulher e da Advogada da OAB-MA, Nereida Batalha, que estão à frente do evento
As presidentes das Comissões da OAB/MA da Família, Vivian Bauer, e da Mulher e da Advogada da OAB-MA, Nereida Batalha, que estão à frente do evento (Divulgação)

SÃO LUÍS - A I Conferência Estadual da Mulher e da Advogada da OAB/MA, que terá como tema “Equidade de gênero, representatividade e os desafios da família moderna”, contará com grandes nomes do direito brasileiro e será realizada nos dias 9 e 10 de março, no salão Igarité 1, no Hotel Luzeiros, em São Luís. O evento, coordenado pela Comissão da Mulher e da Advogada e pela Comissão de Direito de Família, faz parte da programação da Semana da Mulher realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional MA.

O evento é destinado a profissionais de diversas áreas do conhecimento que atuem no enfrentamento da violência contra a mulher e/ou com questões de gênero e também na área de Direito de Família e tem como objetivos provocar a reflexão sobre as discriminações e violências sofridas pelas mulheres dentro e fora do âmbito familiar, a representatividade feminina em suas diversas dimensões na sociedade, o feminismo e os seus rótulos, além de contribuir para mudanças de posturas que promovam a equidade de gênero nas esferas públicas e privadas.

Durante o evento também serão debatidos temas do Direito de Família correlacionados com o papel desempenhado pelas mulheres no contexto da família moderna e da guarda compartilhada.

Programação

A programação será aberta na quinta-feira (9), às 19h, com a palestra magna de abertura “Equidade de gênero, representatividade e os desafios da família moderna”, proferida pela presidente da Comissão Nacional da Mulher e da advogada da OAB, Eduarda Mourão. Em seguida, às 19h45, haverá o painel “Violência de gênero e a Lei do Feminicídio – Lei nº 13.104/15" que terá como palestrante Alice Bianchinni, doutora em Direito Penal, professora da Universidade do Sul/SC e da Rede LFG de ensino jurídico.

Na sexta-feira (10), o evento será aberto às 8h45 com o painel “Igualdade de gênero e a divisão de responsabilidades pela guarda compartilhada no direito brasileiro”, que terá como palestrante Bruno Alberto Guimarães, secretário da Comissão do Direito de Família da OAB/MA. Em seguida, às 10h30 será aberto o painel “Concepções sobre o moderno conceito de família”, que terá como palestrante a Dra. Cláudia Paranaguá, vice-presidente da Comissão Nacional de Direito de Família e Sucessões.

A I Conferência Estadual da Mulher e da Advogada da OAB/MA prossegue à tarde, às 14h30, com o painel “Políticas afirmativas de igualdade de gênero”, que terá como palestrante a Dra. Sônia Amaral, juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Maranhão. Às 16h45, será a vez do painel de encerramento do evento: “Feminismo e a desconstrução de rótulos”, que terá como palestrantes Fernanda Marinela, presidente da OAB/AL, presidente de honra da Comissão Nacional da Mulher Advogada, além de professora da Rede de Ensino LFG, e a desembargadora do TJMA, Nelma Sarney Costa.

Exposição “Outros Olhares”

A exposição fotográfica intitulada “Outros Olhares” também compõe a programação do evento e tem como objetivo desvendar as inúmeras expressões e as diferentes percepções sobre o feminismo, reacendendo as discussões sobre equidade de gênero, família e representatividade da mulher na sociedade atual. O desafio é explorar o tema sob uma perspectiva poética, traduzindo em imagens discursos, sentimentos e emoções.

A mostra propõe o diálogo visual entre os trabalhos das fotógrafas Danielle Filgueiras, Fafá Lago, Isa Gomes, Lili Santos, Stephannie Éssi e Wanessa Dias, que adotam técnicas, estilos e linguagens distintas em suas produções.

Ao todo, são 18 fotografias, coloridas e p&b, que possibilitam ao espectador a pluralidade estética, a (res)significação da figura feminina e as convergências de pensamento sobre o tema.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de março pelo site da Escola Superior de Advocacia- ESA (www.oabma.org.br/esa).

Para advogados e estagiários adimplentes as inscrições são gratuitas. Para os demais interessados e profissionais será de R$ 80 e estudantes R$ 40. A participação no evento dará direito a 20 horas de atividades extracurriculares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.