Sobram reclamações

Cores de ônibus confundem usuários do Sistema de Transporte de São Luís

Acostumados com o padrão anterior usuários tem tido dificuldades para identificar o coletivo.

Heider Matos/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Coletivos de uma mesma linha utilizam cores variadas. A desorganização tem causado transtornos aos usuários do transporte coletivo. Foto: Heider Matos/Imirante.com.
Coletivos de uma mesma linha utilizam cores variadas. A desorganização tem causado transtornos aos usuários do transporte coletivo. Foto: Heider Matos/Imirante.com.

SÃO LUÍS – Após a licitação, houve algumas mudanças consideráveis no Sistema de Transporte coletivo de São Luís. Acostumados com o padrão anterior, em que os ônibus tinham uma cor referente ao seu terminal de integração, usuários tem tido dificuldades para identificar o coletivo. Algumas linhas apresentam mais de uma cor, e isso, tem causado alguns transtornos.

A funcionária pública, Rosangela Oliveira, conta que nunca pegou o coletivo errado por conta da cor, mas sente algumas dificuldades na identificação do ônibus que deve embarcar. “Com esta mudança, eu fico confusa. Moro na Alemanha, os ônibus de lá eram todos brancos. Agora, tem azul, amarelo. A gente tem de ficar mais atento, se não, perde o ônibus”, reclamou.

A dona de casa Alzira Ferreira, não teve a mesma atenção e por muito pouco não foi parar no bairro errado. “Eu fiz parada pensando que era Coroadinho. Entrei no ônibus, mais na frente, perguntei para a cobradora e ela me disse que era Parque Timbira. Tive de descer. Os ônibus do Coroadinho agora são amarelos e eu me confundi”, contou.

O publicitário José Machado também acredita que o sistema de transporte de São Luís, neste início, está confuso e se preocupa com quem está de passagem por São Luís. “Nós estamos acostumados com a organização de antes, e, sempre associamos a cor aos terminais de integração. Agora fizeram uma salada de frutas e está tudo muito confuso. Agora imagina para quem vem de fora? Se tá difícil pra gente, imagina para eles”, indagou.

O que mudou?

Cor única

Segundo a SMTT, os novos ônibus a serem inseridos no sistema de transporte coletivo de São Luís terão uma mesma cor padrão e recomenda que o usuário tome como referência o número da linha e fique atento ao painel luminoso. A SMTT estuda a utilização de algum recurso para diferenciação das linhas até os usuários se adaptem ao novo padrão de cor, que já está sendo implantando nos novos ônibus.

Gestão dos Terminais

A gestão dos terminais de integração, tais como segurança, limpeza, manutenção, conservação e toda infraestrutura passa a ser de responsabilidade do consórcio vencedor da licitação do sistema de transportes da capital.

Substituição da frota

Os consórcios vencedores terão que substituição de forma gradual a frota atual por veículos com ar condicionado e acessibilidade, além instalar nos coletivos o Sistema de Monitoramento de Ônibus do Sistema Integrado de Transportes do município de São Luís.

Quais consórcios e empresas atuarão em São Luís após a licitação?

 Sistema de Transporte Público de São Luís. Foto: Divulgação.
Sistema de Transporte Público de São Luís. Foto: Divulgação.

Consórcio Central (Lote I)

É composto pelas empresas Taguatur e Ratrans e será responsável por linhas inetgrados do Distrito Industrial e Praia Grande. Cobre a área Itaqui-Bacanga.

Consócio Via SL (Lote II)

Composto pelas empresas São Miguel e Rei de França. Será responsável por linhas que integram o terminal Cohab-Cohatrac. Além da região Cohab/Cohatrac, cobre área próximas ao Aeroporto de São Luís e povoados da Zona Rural da Capital.

Consórcio Upaon-Açu (Lote III)

Composto pelas empresas: Autoviária Matos, Patrol, Viper, Rio Negro, Araoeiras e Viação Abreu. Será responsável por linhas que integram o terminal São Cristovão. Cobre a área da Cidade Operária.

Viação Primor (Lote IV)

Composto apenas pela empresa Viação Primor. Será responsável linhas que integram o terminal Cohama/Vinhais. Cobre a área nobre da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.