Três homens

Quadrilha que planejava resgate em Pedrinhas morre em confronto com a PM

De acordo com informações, dois criminosos seriam do Piauí.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38

SÃO LUÍS - Uma operação realizada pela Polícia Militar nesta madrugada (11), segundo informações confirmadas ao Imirante.com, teria trocado tiros com uma quadrilha que planejava realizar um resgate de presos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

Uma equipe do Serviço de Inteligência (SI), após identificar o local, na Vila Maranhão, na BR-135, teria realizado o cerco. Os criminosos reagiram com vários disparos. Na troca de tiros, os três criminosos morreram.

 Veículo supostamente utilizado pelos criminosos. Foto: João Ricardo/G1.
Veículo supostamente utilizado pelos criminosos. Foto: João Ricardo/G1.

No local em que estava a quadrilha, foram encontrados vários materiais, como: 99 munições de calibre 12; duas escopetas de calibre 12; uma metralhadora mini Uzi, calibre 380; 24 munições de calibre 380; duas pistolas .40; 67 munições .40; dois estojos deflagrados; três carregadores de .40; um carregador de metralhadora; uma munição de .762; uma caixa de munição calibre 12 vazia; oito bananas de dinamite; um veículo punto preto, de placas NIN-8109; um canivete; uma marreta; um celular; e dois porta-cédulas. O material foi encaminhado para a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).

 Material apreendido, entre armas e munições, com os criminosos. Foto: João Ricardo/G1.
Material apreendido, entre armas e munições, com os criminosos. Foto: João Ricardo/G1.

Até o momento, dois criminosos já foram identificados: Edmilson Gomes da Silva; e Abraão Gomes da Silva, ambos de 29 anos. Segundo informações, eles seriam do Piauí. O terceiro, ainda, não foi identificado.

Fugas

No último dia 20 de agosto, cinco detentos do Centro de Classificação, Observação e Triagem de Pedrinhas fugiram no início da tarde. A informação, na época, foi confirmada pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Sejap).

No dia 23 do mesmo mês, 12 detentos da Penitenciária de Pedrinhas tentaram fugir, por um buraco feito em uma cela, durante a madrugada. A fuga foi frustrada por vigilantes terceirizados da Penitenciária, que chegaram a atirar em direção aos detentos. A ação aconteceu por volta das 3h20.

Dia das Crianças

Desde a última sexta-feira (9), mais de 300 presos deixaram os estabelecimentos penais onde cumprem pena para a saída temporária do Dia das Crianças. A medida consta de portaria assinada pela juíza titular da Vara de Execuções Penais da capital, Ana Maria Almeida Vieira. De acordo com o documento (Portaria 026/2015), o retorno dos beneficiados com a saída deve se dar até às 18h do próximo dia 15.

O prazo é o mesmo para que os dirigentes dos estabelecimentos prisionais informem ao Juízo sobre o retorno ou não dos presos. Entre as exigências a serem cumpridas pelos beneficiados com a saída temporária, está: não ingerir bebidas alcoólicas; não portar armas; e não frequentar bares, festas e/ou similares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.