Aniversário

Biblioteca Benedito Leite comemora 183 anos com Exposição

A BPBL, uma das mais antigas bibliotecas do Brasil.

Imirante.com, com informações da Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), uma das mais antigas bibliotecas do Brasil, comemora 183 anos de fundação e serviços voltadas para o estudo, pesquisa e leitura. Órgão da Secretaria de Estado de Cultura (Secma) a BPBL comemora aniversário com uma Exposição Fotográfica e Literária, nesta segunda-feira (5), com obras adquiridas recentemente sobre a literatura da biblioteca, frases de autores conhecidos e fotografias relacionadas à Casa.

A exposição estará aberta a comunidade até o dia 31 de Maio, no horário das 8h30 às 19h, e poderá ser visitada no Salão de Referência da Biblioteca Pública Benedito Leite, Praça Deodoro s/nº, Centro de São Luís.

Com o objetivo de levar ao público um conhecimento mais amplo sobre as funções da Biblioteca, a exposição fará uma retrospectiva desde a sua fundação até os dias atuais, através de fotografias, folders de projetos desenvolvidos, obras que se encontram no acervo, além do histórico da sua existência.

“A BPBL é uma das instituições culturais mais importantes do Brasil. Um instrumento de preservação de um valioso acervo que é seu maior patrimônio, tanto pela quantidade do seu conteúdo, como pela qualidade das informações contidas e dos serviços oferecidos ao público, visando democratizar o acesso ao conhecimento como guardiã da memória cultural do nosso estado¨, disse Rosa Maria Lima, diretora da BPBL.

Palco de grandes conferências e local onde estudantes, jornalistas, bibliotecários, professores, escritores, intelectuais e visitantes são presenças constantes e adquirem acesso a livros e outros materiais de leitura, para desenvolvimento de seus trabalhos, pesquisas e projetos, papel de grande relevância para o conhecimento, descobrimento e desenvolvimento da história do Maranhão.

Rosa Maria Ferreira Lima é diretora da biblioteca desde 2009, Rosinha como é chamada carinhosamente, trabalha há 30 anos no local, descrevendo a Biblioteca como ''um bem cultural público, e um espaço social indispensável para a formação de leitores críticos e a construção da democracia''.

A Exposição 183 Anos pode ser visitada de segunda a sexta-feira, com entrada franca. Informações podem ser pelo telefone 3218 99 60, ou na própria sede da Biblioteca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.