Praticidade

Biblioteca Pública Benedito Leite lança nesta quarta-feira (28) aplicativo para reservas de livros

O usuário terá à disposição mais de 80 mil títulos para empréstimo.

Imirante.com, com informações da BPBL

Biblioteca Pública Benedito Leite.
Biblioteca Pública Benedito Leite. (Divulgação)

SÃO LUÍS - A Biblioteca Pública Benedito Leite, a segunda mais antiga do Brasil, será a primeira a ter um aplicativo para consulta de livros disponíveis para empréstimo e serviços de reserva. O aplicativo BPBL MA será lançado na quarta-feira (28), em evento às 17h, no auditório da Biblioteca, situada na Praça Deodoro (Centro). 

O usuário terá à disposição mais de 80 mil títulos para empréstimo. A intenção é aproximar o leitor ainda mais da informação, sempre inovando e usando a tecnologia a seu favor. O trabalho é fruto da parceria das equipes da Biblioteca e da Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati). 

“Com muita alegria podemos afirmar que a BPBL se consagra ainda mais como uma biblioteca de todos e para todos, sendo a partir de agora, uma Biblioteca do Mundo. Todos agora vão poder conhecer mais um pouquinho da segunda biblioteca mais antiga do Brasil”, afirmou Aline Nascimento, gestora da Biblioteca.

O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, considerou ser esse mais um passo facilitador no processo de acesso a obras literárias. “A Biblioteca Pública sempre está inovando, se modernizando, buscando formas de atrair o leitor, de disponibilizar seu acervo de forma física ou digital. E esse aplicativo vai facilitar para aquele leitor se certificar de que o livro que ele quer estará disponível. Fazendo a reserva, ele terá a garantia de chegar na Biblioteca e retirar o livro por empréstimo”, disse.  

O aplicativo, disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS, terá funcionalidades como: seção de notícias da BPBL; carteira virtual (com os mesmos benefícios do modelo tradicional impresso); seção dos livros ofertados por últimos lançamentos, categorias e listagens por autor; seção de reserva e empréstimos de livros (limitados a 3 títulos). 

Embora com o aplicativo, para fazer a reserva, é necessário um cadastro anterior que deve ser feito na própria Biblioteca. Os livros reservados para empréstimo também deverão ser retirados presencialmente. Após a retirada, o leitor tem até 8 dias para fazer a devolução. Caso isso não ocorra, ele fica impedido de fazer novos empréstimos.

Para Aline Nascimento, a preocupação sempre foi fazer com que o público pudesse ter acesso a todas as informações possíveis. A BPBL está entre as 5 bibliotecas públicas mais modernas do Brasil. “Isso é fruto de um trabalho de equipe que pensa sempre em melhorar a qualidade de seus serviços. E um grande diferencial da Biblioteca Pública Benedito Leite, é que apesar de ser uma biblioteca de grande porte e bastante moderna, não perdeu a sua identidade com a comunidade, de conhecer, de estar próximo, de ouvir e de fazer. O aplicativo é mais um presente pelos 191 anos da BPBL e uma consagração de sua característica de  Biblioteca Moderna e Acessível”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.