Brasil

Após acidente no Chile, Brasil inicia raio X de minas brasileiras

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h47

BRASÍLIA - O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, pediu ao secretário de geologia e mineração do Ministério, Cláudio Scliar, um levantamento sobre as condições de segurança de todas as minas do país. O pedido foi motivado pelo acidente com um grupo de 33 mineiros chilenos, que passou 69 dias preso a cerca de 700 metros de profundidade em na mina San José, no deserto do Atacama.

Segundo a assessoria do ministro, será feito um raio X das 2.661 minas em operação no país. Desse total, 2.597 são a céu aberto, 47, subterrâneas, e 17, mistas (com exploração a céu aberto ou em galerias subterrâneas). A maior parte das minas subterrâneas ou mistas brasileiras está em dois estados: Minas Gerais e Santa Catarina.

O levantamento deve ser concluído “nas próximas semanas”, de acordo com a assessoria. Apesar do pedido, o ministério avalia que a legislação brasileira para o setor é mais rígida do que a chilena. Na mina San José, os trabalhadores tinham apenas uma saída. No Brasil, a regra estabelece que toda mina subterrânea deve ter ao menos dois pontos de escape.

De acordo com a assesoria do Ministério de Minas e Energia, técnicos brasileiros vão trocar informações com colegas chilenos sobre o acidente com em San José. As negociações estão sendo intermediadas pelo Itamaraty, segundo o ministério, e o governo chileno teria concordado em trocar informações.

O Brasil já havia feito contato com o governo chileno logo após o acidente, para oferecer ajuda e fazer um intercâmbio de informações. Segundo a assesoria do ministro Zimmermann, a ideia da troca de informações é aprender com a experiência chilena os riscos da operação para evitar acidentes futuros.

Um grupo de técnicos do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), ligado ao Ministério de Minas e Energia, e do Ministério do Trabalho foi criado para avaliar os dados sobre o acidente no Chile. Há a possibilidade de integrantes do grupo visitarem a mina San José para avaliar as condições de segurança do local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.