Sucessão

Supremo escolherá substituto de Gilmar Mendes

Atualizada em 27/03/2022 às 12h58

BRASÍLIA - Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) elegem nesta quarta-feira (10) o novo comando da Corte que vai dirigir os trabalhos até 2012. O novo presidente substituirá Gilmar Mendes a partir de abril.

Segundo o regimento interno do Supremo, devem assumir o posto o ministro Cezar Peluso e, como vice, o ministro Carlos Ayres Britto. São elegíveis aos cargos de presidente e vice-presidente os dois ministros mais antigos do tribunal que ainda não tiverem ocupado a presidência.

Mendes deixa o comando do STF após dois anos de polêmicas envolvendo julgamentos e discussões entre colegas. No ano passado, discutiu mais de uma vez com Joaquim Barbosa e foi citado indiretamente por Marco Aurélio Mello por sua decisão no caso Sean Goldman. Também trocou provocações com Dias Toffoli, pouco depois que este chegou à Corte.

Também como presidente, Mendes revogou a prisão do banqueiro Daniel Dantas, entrando em confronto com o juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, que chegou a decretar a prisão pela segunda vez, contrariando a decisão do Supremo.

Ainda nas implicações da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, Mendes criticou suspeitas sobre escutas clandestinas que teriam sido colocadas em seu gabinete, em Brasília. A suspeita aconteceu logo após o ministro conceder dois habeas corpus ao banqueiro. O grampo não foi encontrado.

Cezar Peluso, que deve assumir a presidência, foi relator do pedido de extradição do terrorista italiano Cesare Battisti e votou contra o refúgio concedido pelo ex-ministro Tarso Genro (Justiça). Conhecido por votos técnicos, foi indicado em julho de 2003 pelo presidente Lula para ocupar uma vaga na Corte, com o aval do ex-ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça).

Peluso, 66, nasceu em Bragança Paulista, interior de SP, e desde 1967 é juiz estadual. Antes de ser nomeado ministro, trabalhou 14 anos na primeira instância e 21 na segunda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.