São Luís

Empresas de limpeza terão de usar todo seu equipamento

Com isso, a prefeitura se comprometeu em regularizar os débitos com as companhias.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h02

SÃO LUÍS - O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Cláudio Carvalho, afirmou que as empresas responsáveis pelo serviço de limpeza pública e coleta de lixo na capital, Limpel e Limp Fort, terão de colocar a totalidade da frota de veículos, equipamentos e recursos humanos nas ruas de São Luís até o início da próxima semana, para que o problema de acúmulo de resíduos em vários bairros seja sanado o mais breve possível. A determinação foi dada durante reunião entre ele e os diretores das empresas. Em contrapartida, a prefeitura se comprometeu em regularizar os repasses atrasados às companhias.

Na quinta-feira (7), o secretário adjunto da Semosp, Ricardo Medeiros, disse a O Estado que a Prefeitura de São Luís deve dois meses de contrato às duas empresas. O débito, especulou, teria causado a interrupção do serviço de coleta de lixo, como forma de "pressão" para que a prefeitura efetuasse os pagamentos. Na oportunidade, o presidente do Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação de São Luís, Honésio Máximo, também creditou o colapso inicial do sistema de coleta de lixo à falta de pagamento da prefeitura.

Dificuldades

Cláudio Carvalho afirmou que, durante a reunião, as empresas apresentaram suas principais dificuldades à prefeitura e comprometeram-se a respeitar o acordo. "Após ouvirmos os argumentos de ambas, discutimos amistosamente e determinamos que a totalidade dos equipamentos seja posta na rua, ainda esta semana, para resolvermos esse problema emergencial", disse.

Caso não cumpram o que foi determinado, destacou o secretário, existe a possibilidade de rompimento do contrato, embora não seja muito provável que isso ocorra no momento. "Existe, sim, a possibilidade, uma vez que o contrato não é totalmente respeitado. No entanto, a Semosp é sensível e entende que as empresas passam por dificuldades. A melhor solução no momento é unir forças e investir em trabalho, visando ao bem estar da população", enfatizou.

Ele revelou que a prefeitura já providenciou os repasses dos dois meses atrasados a serem pagos às companhias, alertando, com ressalvas, quanto ao tempo estimado. "A arrecadação já está a caminho, mas as empresas já estão conscientes da demora no processo. Por enquanto, vamos destinar todo maquinário da Semosp e da antiga Coliseu, para que as empresas utilizem no mutirão de limpeza", completou.

Segundo Cláudio Carvalho, atualmente há 1.500 profissionais contratados pelas duas empresas responsáveis pela limpeza pública de São Luís, e cerca de 90 equipamentos, entre basculantes, compactadores, tratores, máquinas pesadas, caminhões-pipa, carros e outros equipamentos de limpeza em geral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.