Capela das Laranjeiras é restaurada e tem reinauguração nesta quarta

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h05

SÃO LUÍS - Fechada desde novembro do ano passado para uma restauração completa, a Capela das Laranjeiras, localizada na Rua Grande, reabre suas portas nesta quarta-feira, dia 05, às 17hs, com uma programação toda especial. Será celebrada uma missa e haverá a participação da Orquestra de Câmara da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa.

A restauração abrangeu tanto a parte física - relacionada ao resgate da pintura original e dos portais - quanto à interna, onde foram restauradas 17 imagens e 15 cadeiras antigas, além do altar e dos retáculos, que são os altares laterais. Toda o restauro foi feito pela Angra Artes

Restauro, patrocinado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

São Luís do século XIX era uma cidade onde existiam inúmeras quintas abastadas e até senhoriais, mas nenhuma se igualava à Quinta das Laranjeiras, erguida em 1812 pelo alcaide-mor Luiz José Gonçalves da Silva, apelidado de “O Barateiro”.

O local era formado por uma casa de moradia em estilo colonial, capela, senzala e alojamento de trabalhadores e a capela foi construída para que fosse utilizada, unicamente, por sua família. Logo depois, o mesmo instituiu para sua primogênita, Maria Luíza do Espírito Santo, várias propriedades inclusive a Quinta das Laranjeiras. Conhecida também como Capela do Barateiro, a Quinta recebeu outro nome: Quinta do Barão, que adveio do casamento de Maria Luiza com Brigadeiro Paulo José da Silva, mais tarde agraciado com o título Barão de Bagé.

Construída sob a invocação a São José das Laranjeiras, a Capela das Laranjeiras teve seu primeiro ato litúrgico somente em 1816, tendo sido aberta tempos mais tarde a toda comunidade por ocasião dos ofícios religiosos. Rica pelo seu acervo cultural, ainda conservando marcas de riqueza do passado, a Quinta passou por vários proprietários, até que em 1939, foi adquirida pela Arquidiocese do Maranhão, que a vendeu aos irmãos Maristas para a construção de um colégio.

Hoje restam apenas a capela e o portão armoriado, ambos tombados pelo IPHAN, que estão sob os cuidados da Gerência de Estado da Cultura do Maranhão. Logo após a reabertura, no próximo dia 05 de maio, a Capela das Laranjeiras será reaberta ao público para visitações de segunda à sexta, das 9 às 17hs, e com celebração de culto uma vez por mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.