Mortes

Dezoito mortes violentas já ocorreram este mês na Ilha

Foram registrados nos 10 primeiros dias de agosto, 12 homicídios dolosos, duas mortes em confronto com a PM, três em acidentes de trânsito e uma lesão corporal que resultou em óbito; média é de duas ocorrências por dia

Ismael Araujo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Ilustração
Ilustração (Dezoito mortes violentas já ocorreram este mês na Ilha )

SÃO LUÍS - Dezoito mortes violentas já ocorreram este mês na Região Metropolitana de São Luís, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), como média de dois casos por dia. Foram 12 ocorrências de homicídios dolosos, a maioria com uso de arma de fogo. No mesmo período do mês passado foram registradas 20 mortes violentas entre homicídios dolosos, morte por lesão corporal, latrocínio, mortes em unidades prisionais, acidental e achado de cadáver.

Os dados da SSP revelam, também, que só no primeiro fim de semana deste mês ocorreram 50% das ocorrências. No sábado, 5, por exemplo, ocorreram quatro assassinatos. Entre estes, um duplo homicídio na Vila Nova República, área do Maracanã. As vitimas foram identificadas como Josiel Silva Santos, de 50 anos, e Dalziza Maria da Conceição Feitosa, de 53 anos.

Segundo o major Marcelo, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, Joselsson Ferreira Santos, de 27 anos, teria travado luta corporal com o seu pai, Josiel Silva, e a sua madrasta, Dalziza Feitosa, na residência da família, no Maracanã. No decorrer da briga, as duas vítimas levaram vários golpes de faca desferidos pelo filho.

Josiel Silva morreu ainda no local e Dalziza Feitosa ainda foi levada por vizinhos para o Hospital Municipal Socorrão I, onde morreu antes de ser submetida a tratamento cirúrgico. O acusado, também ferido nos braços, foi levado para o Hospital Municipal Socorrão II, onde recebeu atendimento médico.

O major Marcelo informou ainda que Joselsson Santos foi preso em flagrante pelo crime de duplo homicídio e após receber alta médica será levado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Uma equipe da Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP), inclusive, esteve no Socorrão II para realizar os procedimentos do flagrante.

Também no dia 5 foram assassinadas a tiros Tharlison Rodrigues Silva, de 18 anos, no bairro do Sacavém, e um adolescente de 15 anos, no Cohatrac V. No dia 6, foram encaminhados ao IML os corpos de Carlos Wylken Viana Ferreira, de 21 anos, e Geovane Araújo da Cruz, de 31 anos, que foram vítimas de acidente de trânsito na Ilha.

Confronto

Ainda nos 10 dias deste mês duas pessoas foram mortas em confronto com a polícia. Uma delas foi identificada como Wilton Carlos Miranda Pereira, o Craw, de 26 anos, que segundo a polícia, era foragido da Justiça e integrante de uma facção criminosa. Contra ele havia um mandado de prisão pelo crime de homicídio qualificado expedido pela 2ª Vara do Tribunal do Júri.

Ele foi baleado ao trocar tiros com policiais militares em uma residência no Jardim Turu, na terça-feira, 8, e ainda levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Vitória, mas morreu antes de ser submetido a tratamento cirúrgico.

O outro que morreu durante confronto com militares foi Joelson Feliciano Leal, de 30 anos. A fato ocorreu no fim da tarde de segunda-feira, 7, no bairro da Camboa. Ele ainda foi levado para Hospital Socorrão I, mas não resistiu. No dia seguinte, moradores da área realizaram uma manifestação em protesto contra a morte de Joelson Leal.

Mais mortes

As outras pessoas mortas este mês foram identificadas como José Fabiano de Medeiros Junior, de 28 anos; Edmir Andrade Júnior, de 37 anos; Antônio Dutra de Souza, de 31 anos; José Profiro da Silva Lima, de 47 anos; Celso Augusto Dias Costa, de 33 anos; Rubem Alexandre Barbosa dos Santos, de 41 anos; Wermerson de Jesus Souza Ferreira, de 19 anos; Osmar Francisco Barbosa Filho, de 27 anos; Josenilson Gomes Rodrigues, de 21 anos, e Romário de Aquino Sodré, de 27 anos.

Número

18

mortes violentas foram registradas durante os 10 primeiros dias deste mês na Ilha, 12 delas de homicídios dolosos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública

Saiba mais

Ocorrências deste mês

Homicídios dolosos: José Fabiano de Medeiros Junior, Edmir Andrade Junior, Antônio Dutra de Souza, José Profiro da Silva Lima, Celso Augusto Dias Costa, Rubem Alexandre Barbosa dos Santos, Josiel Silva Santos, Dalziza Maria da Conceição Feitosa, Tharlison Rodrigues Silva, Wermerson de Jesus Souza Ferreira, Osmar Francisco Barbosa Filho e um adolescente de 15 anos.

Lesão corporal seguido de morte: Josenilson Gomes Rodrigues

Acidente de trânsito: Romário de Aquino Sodré, Carlos Wylken Viana Ferreira e Geovane Araújo da Cruz

Confronto com a polícia: Joelson Feliciano Leal e Wilton Carlos Miranda Pereira

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.