Música maranhense

Rumo aos 406 anos: Cinco músicas que se inspiram em São Luís

De Alcione a Cesar Nascimento, confira as músicas inspiradas na nossa querida ilha.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
Casarões no Centro Histórico de São Luís.
Casarões no Centro Histórico de São Luís. (Foto: De Jesus/O Estado)

SÃO LUÍS - Nossa querida ilha está prestes a fazer 406 anos, pensando nisso, o Na Mira separou cinco músicas que se inspiram em São Luís nas suas composições.

Fundada em 8 de setembro de 1612, São Luís serve de inspiração para diversos compositores, músicos, poetas, que escrevem sobre a beleza da ilha em suas obras.

Confira:

1 - Ilha Magnética - César Nascimento

"Ah! Que horizonte belo de se refletir, outro dia me disseram que o amor nasceu aqui. Saiu de trás do sol, com o jeito de guri. Tanto novo como leve, o amor nasceu aqui. Ponta d'Areia, Olho d'Água e Araçagi, mesmo estando na raposa eu sempre vou ouvir, a natureza me falando, que o amor nasceu aqui"



2 - Jamaica a São Luís - Alcione

"Balançou a ilha, e disse iê iê, a capital existe, a capital existe. São luis, a ilha jamaica aiaiá, capital brasileira do reggae"

3 - Ilha Bela - Carlinhos Veloz

"Que ilha bela, que linda tela conheci, todo molejo, todo chamego, coisa de negro que mora ali. Se é salsa ou rumba, balança a bumba meu boi, Deus te conserve regado a reggae"

4 - São Luis, Um Universo de Encanto e Magia - Samba Enredo Unidos do Tucuruvi

"Terra abençoada pelas mãos do Criador, sublime paraíso: a Ilha do amor! Um marco francês ali se fez, surge assim a miscigenação... É canto, é dança, é devoção. Heranças da cultura afro-brasileira, teu ritmo embala a multidão, no Carnaval levanta poeira, tem São João, Bumba-meu-boi a encantar. Teu folclore é tradição popular"

5 - Quando São João Chegar - Tribo de Jah

"Rever e reviver, São Luis do Maranhão, vamos andar por esses belos e velhos caminhos. Onde tantas vezes, eu andei sozinho. Mirantes e sobradões, ainda guardam seus segredos, a ponte, velas e embarcações, ao longe a Ilha do Medo. Matraca, zabumba, pandeiro, troando ao amanhecer, beleza, riqueza de São João em São Luis você vai ver."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.