Programação

Palco Giratório celebra 20 anos com programação no Maranhão

Projeto contará com 685 apresentações artísticas em 144 cidades.

Na Mira, com informações do Sesc

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24

SÃO LUÍS - O Palco Giratório, circuito de artes cênicas do Sesc, completa 20 anos de existência e cai na estrada para a temporada 2017. A partir do dia 29 de março, até dezembro, o projeto visitará 144 cidades em 26 Estados e no Distrito Federal, com espetáculos e intercâmbios artísticos. Este ano, o Palco Giratório contará com a participação de 20 companhias, que somarão 685 apresentações artísticas e 1.188 horas de oficinas teatrais.

O lançamento será na cidade de Campina Grande, na Paraíba, com exibição inédita de uma releitura da obra de Shakespeare, feita por Augusto Boal (1931-2007), Caliban – A Tempestade de Augusto Boal, da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz, e Ledores no Breu, peça paulista da Cia. Do Tijolo, inspirada no pensamento e na prática do educador Paulo Freire, nas obras do poeta Zé da Luz e de Guimarães Rosa.

O Sesc no Maranhão integra o conjunto dos Departamentos Regionais que realizam a gestão compartilhada deste projeto por meio da execução das atividades sistemáticas, sempre tendo em vistas a importância da continuidade do processo e consciente do valor da qualidade na execução das ações para a rede nacional de articulação e comunicação.

Nesta edição, o Departamento Regional do Maranhão receberá sete grupos artísticos das cinco regiões brasileiras, norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul, os quais foram criteriosamente selecionados para participar e itinerar pelo Brasil com suas produções. E, pela primeira vez, o Estado está incluído no roteiro do Circuito Especial do projeto, que homenageia artistas e grupos que contribuíram para o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil.

Em 2017, as ações se desenvolverão em três etapas, distribuídas nos meses de abril, maio, junho, julho e novembro e ocorrerão nas cidades de São Luís, Imperatriz, Açailândia, Caxias e Itapecuru Mirim, com o recebimento de sete grupos artísticos de outros Estados, e entre as ações: dez espetáculos, uma performance (Desmontagem Cênica), uma intervenção urbana, 55h de oficinas, quatro pensamentos giratórios e dois intercâmbios.

Os espetáculos são apresentados simultaneamente, percorrendo todos os Estados brasileiros. Entre os destaques, também, está a peça Caranguejo Overdrive, da Aquela Cia. de Teatro, vencedora de três prêmios Shell, e DNA de DAN, Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.

Também serão realizadas oficinas, mostras e encontros locais de arte e cultura, idealizadas com o objetivo de promover e incentivar as manifestações artísticas regionais, fomentando a troca de experiências. O Sesc, também, promove o Pensamento Giratório, um espaço aberto ao público para reflexão e discussão sobre o trabalho e pesquisa dos grupos itinerantes.

A programação completa do Palco Giratório e outras informações podem ser obtidas no site - clique aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.