Arte

Palco Giratório: 23ª edição promove espetáculos e intercâmbio artístico no Maranhão

Programação local tem início nesta terça-feira (5).

Na Mira, com informações do Sesc-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Espetáculo ''Ancés'' abre a programação, nesta terça-feira (5).
Espetáculo ''Ancés'' abre a programação, nesta terça-feira (5). (Foto: Dinho Araújo)

SÃO LUÍS - Integrando a programação nacional do Festival Digital Palco Giratório, o Maranhão conta com representações por meio de espetáculos, oficinas, pensamentos giratórios e intercâmbios. A programação local tem início nesta terça-feira (5), com o espetáculo de dança Ancés, com Tieta Macau, às 18hs, no canal do YouTube e no Instagram do Sesc Maranhão.

'Ancés'

Ancés traça um percurso entre presença e ausência ativando memórias não codificadas em instâncias dizíveis ou lineares em uma obra que se remonta. Não planejada, crua, celular e instável, o espetáculo se desdobra em curvas numa tentativa de traçar a genealogia de um corpo negro que dança; que se desenterra, que tenta desfazer o trajeto feito e que questiona o trajeto imposto.

Na quarta-feira (6), a artista Tieta Macau juntamente com a Cia. Garatuja de Artes Cênicas (AC) participam do Intercâmbio “Diálogos sobre danças e ancestralidades” que ocorre, a partir das 19h, pela plataforma Teams.

Neste encontro, as atrizes e pesquisadoras irão compartilhar suas experiências, processos criativos e vivências com os espetáculos “Ikuãni” (AC) e “Ancés” (MA) além de debaterem sobre silenciamentos dos corpos negros e indígenas e a necessidade de maior visibilidade de suas produções no âmbito das artes cênicas. As inscrições para o intercâmbio são gratuitas, feitas pelo link https://forms.office.com/r/E51aVGpW27.

'Sobre Azares Futuros'

'Sobre Azares Futuros', da cia. maranhense Budejar Criações Artísticas, será transmitido no canal do Sesc Brasil no YouTube, nessa quinta-feira (7), a partir das 20h. No espetáculo, uma atriz (Lidya Ferreira) e quatro cenas divididas ao longo de cinquenta minutos de narrativas políticas, poéticas, singelas, dolorosas e alegres sobre ser mulher no mundo e as lutas diárias do universo feminino.

Os azares futuros, assédios, aborto, a maternidade e o direito sobre o corpo: são essas as questões em debate, na cena, no corpo e nas marcas da atriz. O espetáculo é composto por uma estrutura dramatúrgica fragmentada, com cenas independentes e com uma estética que propõe cortes secos, picos de alegria, mas sem finais felizes; propondo cenas reflexivas sobre o feminino e as relações de poder no cotidiano da mulher.

'Maria Firmina dos Reis: uma voz além do tempo'

Na sexta-feira (8), ocorre o espetáculo 'Maria Firmina dos Reis: uma voz além do tempo', às 20h, no canal do YouTube e no Instagram do Sesc Maranhão. Júlia Martins faz uma releitura sobre a vida e obra da primeira romancista afro- brasileira da história, Maria Firmina dos Reis. Em paralelo a vida de Firmina, a atriz traz a sua história de vida e de outras mulheres e homens negros que se intercalam com a história de vida da romancista que é símbolo de resistência e luta contra a escravidão.

Com base no espetáculo que homenageia Maria Firmina e em 'Vaga Carne' (MG) que abriu a programação nacional do Palco Giratório, Júlia Martins e a Cia. Grace Passô discutem as construções e desdobramentos do espetáculo mineiro, além do processo criativo inspirado na vida e obra de Maria Firmina dos Reis no intercâmbio 'Vaga Carne e Maria Firmina: construções e desdobramentos', que ocorre no sábado (9), a partir das 19h pela plataforma Teams. Os interessados devem se inscrever gratuitamente por meio do link https://forms.office.com/r/iGUByX6ig4.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.