Em Imperatriz

Vara da infância de Imperatriz divulga portaria sobre a participação de crianças e adolescentes no Carnaval

Objetivo da portaria é coibir a venda de bebidas alcoólicas para adolescentes no período carnavalesco.

Imirante.com / Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Cumprimento da portaria será fiscalizado durante o período da folia.
Cumprimento da portaria será fiscalizado durante o período da folia. (Foto: divulgação)

IMPERATRIZ – A Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz, divulgou Portaria na qual disciplina a participação de crianças e adolescentes nas festas de Carnaval. O documento assinado pela juíza Débora Jansen Castro Trovão, visa coibir a venda de bebidas alcoólicas a adolescentes no período de carnaval. Durante esse período, os seis comissários efetivos e sete comissários voluntários estarão fiscalizando o evento.

De acordo com o documento, a presença de crianças (pessoas com até 12 anos de idade incompletos) que estejam desacompanhadas dos pais, responsáveis legais, parentes (tios, irmãos, avós) não será permitida em bailes, blocos, festas escolas de samba ou quaisquer aglomerações públicas durante o período de carnaval. A portaria esclarece ainda que é permitida a intervenção do órgão de proteção caso verificado ato de negligência, exploração, exposição indevida ou violência contra criança e adolescentes, inclusive praticados pelos pais.

Vale ressaltar que o fornecimento de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes constitui crime e infração administrativa conforme os Artigos 243 e 258 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O descumprimento desta proibição pode incidir em multa que varia de 3 mil a 10 mil reais, além da interdição do estabelecimento comercial até o recolhimento da multa aplicada.

O cumprimento da portaria será fiscalizado por membros dos conselhos tutelares dos municípios que compõem a comarca, Vara da Infância e da Juventude, Ministério Público, e pelas Polícias Civil e Militar, podendo ainda cessar qualquer ato que vá contra a portaria, e conduzir os infratores para delegacia para as devidas providências, se for o caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.