Dicas de especialista

Cinco substituições no cardápio para deixar o coração mais saudável

Nutricionista dá 5 dicas para ajudar a cuidar do coração sem deixar o sabor.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
(Foto: Reprodução)

A busca por uma alimentação equilibrada geralmente traz dúvidas sobre quais alimentos devem ser consumidos com maior frequência ou não. Os óleos vegetais e seus derivados, como o creme vegetal, por exemplo, podem ser grandes aliados dentro de um estilo de vida saudável. Em sua composição são encontrados nutrientes essenciais de que o corpo necessita, mas não é capaz de produzir sozinho, como os ômegas 3 e 6.

Segundo a nutricionista Bianca Naves “os ômegas têm função importante na manutenção de níveis adequados de colesterol e na prevenção de doenças crônicas, auxiliando, assim, a manter a saúde do coração e a garantir uma alimentação equilibrada e saudável”.

Ainda de acordo com Bianca Chimenti, é essencial incluir nas refeições alimentos ricos em ômegas 3 e 6, como os que são encontrados em óleos vegetais, cremes vegetais, peixes, entre outros. “Também há o efeito anti-inflamatório dos nutrientes, importante para evitar a obesidade”, exemplifica.

Para reduzir o risco de doenças cardiovasculares em até 10%, o ideal é substituir 5% do valor calórico total que vem das gorduras saturadas por gorduras ‘boas’, as insaturadas, como os ômegas 3 e 6.

Um artigo¹ sobre prevenção de doenças cardiovasculares divulgado recentemente pela Sociedade Europeia de Cardiologia enfatiza que o mais importante do que o total de gorduras ingeridas é a qualidade delas. Ao substituir 1% de energia vinda de gorduras saturadas (“ruins”) por poli-insaturadas (“boas”), o risco de doenças arteriais coronarianas diminui de 2 a 3%.

Onde encontrar:
Ômegas 3: Salmão, atum, chia, linhaça, noz.
Ômegas 6: Óleos vegetais, cremes vegetais, nozes, castanhas, amendoim.

#DicasdaNutri

Confira as dicas da nutricionista Bianca Chimenti para saber quais alimentos incluir para consumir ômegas 3 e 6, que ajudam a manter a saúde do coração em dia:

1 - A substituição do consumo de carne vermelha por peixes, como salmão, atum e sardinha, de 2 a 3 vezes por semana ajuda a garantir a ingestão de ômega 3;
2 - Nozes e castanhas podem ser uma opção de lanche entre as refeições para contribuir com gorduras boas!
3 - Cremes vegetais são produtos a base de óleos vegetais e contém ômegas 3 e 6, sendo opções saborosas para incluir tanto no café da manhã quanto em preparações. São uma opção para a manteiga, que tem um teor maior de gorduras saturadas;
4 - O consumo de 25g de proteína de soja por dia, dentro de um estilo de vida saudável, também ajuda a diminuir o colesterol;
5 - A aveia vai muito bem com frutas e vitaminas. Além de adicionar sabor, ela é rica em beta glucana, um tipo de fibra que ajuda a diminuir a absorção de gorduras!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.