Tecnologia

Fraudes pelo WhatsApp podem te deixar vulnerável e até sem dinheiro

Ele mudou nossa forma de comunicação, mas requer alguns cuidados.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Ele mudou nossa forma de comunicação, mas requer alguns cuidados.
Ele mudou nossa forma de comunicação, mas requer alguns cuidados. (Divulgação)

SÃO LUÍS – Ele se tornou, de certa forma, essencial para 700 milhões de pessoas em todo o mundo: mudou a forma da comunicação entre os usuários, facilitou o acesso à informação, e, também, se transformou em uma grande base de dados para os hackers.

Conheça, abaixo, as principais fraudes que circulam por meio do aplicativo de mensagem instantânea, segundo a empresa Panda Security:

Convites para chamada

Essa é uma das mais recentes fraudes conhecidas por meio do WhatsApp: o usuário recebe uma mensagem que indica para clicar em um link em que será ativada a opção de chamadas gratuitas por meio do aplicativo. Para evitar cair no golpe, lembre-se que as chamadas estão disponíveis apenas para dispositivos com sistema operacional Android, e basta atualizar o aplicativo por meio do Play Store.

Fraude pelo navegador

Para muitos, ter o WhatsApp no computador é o ideal, mas ao baixar o programa por meio de sites não oficiais, o usuário está sujeito a trojans, que roubam dados pessoais e bancários do computador.

Sem o doble check

Depois do funcionamento do doble check – aqueles sinais em azul que indicam que a mensagem foi lida –, muita gente quis se livrar da opção para ter mais privacidade. O problema é que muitos usuários se rendem a convites por meio de redes sociais e mensagens de texto (SMS) que escondem outra fraude: com o número do telefone, hackers podem roubar contatos do telefone por meio da brecha.

Leia também: Quanto custa a chamada "gratuita" do WhatsApp?

A única opção realmente confiável é encontrada no próprio WhatsApp, bastando, em "Configurações", buscar as "Informações de conta", opções de "Privacidade" e na guia "Conversa" desmarcar a opção "Confirmação de leitura".

Whatsapp Gold

Um convite para ter uma versão premium do aplicativo deixou muitos usuários da Espanha sem dinheiro. A adesão à suposta nova versão – que traria novos emoticons e opções excluvivas – seria por SMS, o que esgotou o plano de dados de muitos usuários.

Falsa chamada de teste

O golpe se baseia em uma suposta chamada de teste, criada por hackers: a fraude vem por e-mail. Se o usuário clicar no link sugerido na mensagem, estará sujeito a um aplicativo que rouba os dados e permite o controle remoto do aparelho por hakcers.

WhatsApp Espião

Para ler conversas alheias, você poderia baixar essa suposta versão do aplicativo, mas trata-se de outro golpe. O aplicativo malicioso pode roubar dados do usuário e enviar SMS para esgotar o plano de dados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.