SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em nota divulgada na noite desta terça-feira (18), o estado de saúde dos três tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi que foram internados em hospitais da rede privada de São Luís após serem diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a SES, dois tripulantes ganharam alta médica e retornaram à embarcação, enquanto um terceiro tripulante permanece internado com quadro clínico estável.
Leia também:
Indiano é internado em hospital de São Luís com Covid-19
Navio em quarentena no Maranhão tem 15 casos positivos de Covid-19
A SES ressalta que toda a tripulação do navio MV Shandong Da Zhi permanece em quarentena e isolada em cabines individuais. Dois tripulantes estão com sintomas leves, 12 continuam assintomáticos e os nove que testaram negativo para Covid-19 não apresentam quadro suspeito. Fretada pela Vale para transportar minério de ferro, a embarcação permanece em alto mar, na área de fundeio, e não atracou no Porto do Itaqui, em São Luís.
Na publicação, a SES revela ainda que aguarda os resultados das amostras enviadas ao Instituto Evandro Chagas, em Belém, para identificar se há uma variante da Covid-19 nos tripulantes infectados. Além disso, a Secretaria comunica que mantém o acompanhamento do caso, sob coordenação da Anvisa e do Governo Federal, e que já notificou o Ministério da Saúde para adoção das medidas cabíveis.
Entenda o caso
A SES informou, na noite de sábado (15), que um homem de nacionalidade indiana, de 54 anos, foi internado em um hospital da rede privada em São Luís com sintomas do novo coronavírus (Covid-19). O homem começou a sentir os sintomas da doença em 4 de maio, teve febre e foi encaminhado em um helicóptero para o hospital, por determinação da equipe médica.
Por causa da nacionalidade do primeiro teste positivo, a SES está monitorando a possibilidade de uma nova variante do coronavírus entre os infectados. A Índia é a líder mundial em número diário médio de novas mortes por coronavírus e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante do novo coronavírus identificada no país está sendo classificada como digna de preocupação global, pois ela se dissemina mais facilmente.
Saiba Mais
- Quase 19% das pessoas que tiveram Covid-19 têm sintomas persistentes
- Vacinas contra Covid-19 serão enviadas para todo o Brasil até terça-feira (10)
- Boletim indica manutenção de queda de casos de covid-19
- Casos de covid-19 diminuem no Brasil, revela pesquisa da Fiocruz
- Boletim indica aumento de síndromes respiratórias por Covid-19
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.