Navio em quarentena

Após indiano testar positivo para Covid em navio no MA, SES identifica mais dois tripulantes com sintomas da doença

Nesse domingo foi feita uma avaliação clínica dos demais tripulantes da embarcação que está em alto mar, na área de fundeio no litoral maranhense; durante a inspeção, a SES coletou 23 amostras do tipo PCR dos ocupantes do navio, dois estão sintomáticos.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
A Secretaria destaca que toda a tripulação foi colocada em quarentena e isolada em cabines individuais na embarcação. E que o navio permanece em alto mar, na área de fundeio, e não chegou a atracar no porto, em São Luís.
A Secretaria destaca que toda a tripulação foi colocada em quarentena e isolada em cabines individuais na embarcação. E que o navio permanece em alto mar, na área de fundeio, e não chegou a atracar no porto, em São Luís. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Nesse domingo (16), uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES) inspecionou o navio “MV SHANDONG DA ZHI”, que está em quarentena após um tripulante indiano testar positivo para a covid-19 e ser internado em um hospital particular de São Luís.

Segundo a SES, nesse domingo foi feita uma avaliação clínica dos demais tripulantes da embarcação e a coleta de amostras para diagnóstico da Covid-19 e investigação epidemiológica dos casos suspeitos.

Durante a inspeção, foram coletadas 23 amostras do tipo PCR, sendo 21 de pessoas assintomáticas e duas de pessoas sintomáticas. As amostras coletadas foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA) e para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, que fará o sequenciamento genômico.

A SES destaca que, em relação aos dois tripulantes sintomáticos, o comandante da embarcação foi orientado a fazer a transferência deles a uma unidade de saúde, para que recebam acompanhamento médico, de acordo com os protocolos de emergência em saúde pública.

Ainda de acordo com a Secretaria, o primeiro tripulante a testar positivo para Covid-19 segue internado em hospital da rede privada.

A Secretaria destaca que toda a tripulação foi colocada em quarentena e isolada em cabines individuais na embarcação. E que o navio permanece em alto mar, na área de fundeio, e não chegou a atracar no porto, em São Luís.

Segundo levantamento feito pela SES, os 24 tripulantes embarcaram no navio “MV SHANDONG DA ZHI” na África do Sul, na Cidade de Cabo. A Secretaria segue acompanhando o caso, sob coordenação da ANVISA, do Governo Federal.

Tripulante indiano testou positivo para a Covid-19

A SES-MA informou, na noite do último sábado (15), que um indiano, tripulante do navio “MV SHANDONG DA ZHI”, deu entrada em um hospital da rede privada de São Luís, com sintomas da Covid-19. A SES afirmou que tomou conhecimento do fato após ser informada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do governo federal.

"O paciente testou positivo para Covid-19 por meio de exame PCR, e a amostra coletada foi encaminhada ao LACEN/MA para posterior envio ao Instituto Evandro Chagas, que realizará sequenciamento genômico", informou a SES, por meio de nota.

Segundo o relatório repassado pela Anvisa ao governo do Estado, o indiano é um homem de 54 anos, que está internado. Ele começou a sentir os sintomas da covid no dia 4 de maio, apresentando febre.

Apesar dos procedimentos médicos terem sido realizados, os sintomas persistiram. Diante do quadro de saúde do tripulante, ele foi levado ao hospital na última sexta-fera (13). De acordo com a SES, a remoção do paciente foi realizada por meio de helicóptero, por determinação médica.

A Índia é a líder mundial em número diário médio de novas mortes por coronavírus e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante do novo coronavírus identificada no país está sendo classificada como digna de preocupação global, pois ela se dissemina mais facilmente.

A SES foi informada, ainda, pela Anvisa que o navio em que o indiano estava encontra-se em quarentena (área de fundeio) no litoral maranhense, para isolamento dos demais tripulantes.

A SES foi notificado pela Anvisa para que siga tudo o que é determinado pelo protocolo sanitário, devendo fazer a coleta de exame de teste de Covid, o PCR, em toda a tripulação. De acordo com Secretaria Estadual de Saúde, o procedimento já está sendo realizado.

De acordo a Secretaria, ela segue acompanhando o caso, sob coordenação da Anvisa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.