Crime

Polícia Federal deve investigar uso de UTVs no Parque Nacional do Lençóis Maranhenses

UTVs são veículos de alta potência proibidos pelo plano de manejo do Parque Nacional.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
 Invasores utilizavam UTVs, veículos de uso proibido no Parque. Foto: Divulgação.
Invasores utilizavam UTVs, veículos de uso proibido no Parque. Foto: Divulgação.

SÃO LUÍS –Os Lençóis Maranhenses, reconhecido internacionalmente por sua beleza única, tem sofrido bastante com o uso indevido por parte de alguns visitantes. No último ocorrido no dia primeiro de abril, um grupo de 36 pessoas utilizaram drones, seis UTVs, veículos de alta potência próprios para pratica de rali, que é expressamente proibida pelo plano de manejo do Parque Nacional, e mais um carro de apoio.

Eles invadiram uma das zonas mais protegidas da unidade de conservação ambiental, conhecida como Zona Primitiva ou Povoado Baixa Grande. “O acontecimento revoltou a população local, tendo em vista a situação dos moradores locais, e o fato exigiu uma providencia nossa como administradores do Parque”, explicou Adriano Damato, analista ambiental e chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

 Imagem da Zona considerada primitiva. Foto: Divulgação.
Imagem da Zona considerada primitiva. Foto: Divulgação.

O Instituto Chico Mendes, administrador do Parque, solicitou apoio da Polícia Federal para apurar o caso, com o ingresso de um dossiê no órgão federal. “Cabe lembrar que o ingresso de automotores nos campos de dunas sem autorização é expressamente proibido. O parque abriga uma fauna muito sensível, e isso pode afetá-los. O nome da operação é Bandeira Pirata em referência a bandeira utilizada nos veículos dos infratores”, complementou.

 Especies encontradas no Parque dos Lençóis Foto: Divulgação.
Especies encontradas no Parque dos Lençóis Foto: Divulgação.

A preocupação do ICMBio se dá pelo fato de o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses abrigar algumas espécies que constam no livro vermelho da fauna brasileira, ameaçadas de extinção, tais como: a esponja dos lençóis.

A Polícia Federal deve apurar o caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.