Violência

Projeto incentiva mulheres a denunciar casos de violência

No Maranhão, a cada oito horas, uma mulher é abusada sexualmente ou violentada.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h49

SÃO LUÍS - Histórias de violência contra a mulher que antes ficavam entre quatro paredes, hoje já são registradas nas delegacias e na Justiça. Os números da violência contra a mulher são preocupantes. No Maranhão, a cada oito horas, uma mulher é abusada sexualmente ou violentada. A denúncia é uma das principais formas de coibir a violência.

Veja, ao lado, na reportagem da TV Mirante.

Aos 13 anos de idade ela se apaixonou. Saiu de casa na esperança de viver uma história de amor. Com o tempo o carinho, o afeto foram se transformando em agressões. Hoje, aos 22 anos, ela tenta esquecer a vida de violência. O sonho de uma história de amor se transformou em pesadelo. Como se não bastasse o sofrimento, por causa do marido foi parar em um presídio. Histórias assim são cada vez mais comum. Josiane Furtado é supervisora de um presídio feminino. Ela conta que, hoje, as mulheres acabam sendo presas por ameaças do companheiro.

Mesmo com todas as conquistas na sociedade, no mercado de trabalho, a Lei Maria da Penha. A mulher, não consegue se livrar da violência física ou moral. Hoje, o número de denuncias tem crescido não o suficiente para mudar a realidade. No Maranhão, a cada oito horas uma mulher é abusada sexualmente ou violentada. O Estado é o sexto no ranking de denuncias. Muitas vezes feita por vizinhos ou amigos.

Para incentivar as mulheres a não se calar a Igreja Adventista do Sétimo Dia desenvolve, em toda América do Sul, o projeto "Quebrando o Silêncio". As mulheres atendidas no projeto recebem orientação, ajuda psicológica.

Depois de conviver por 18 anos com as agressões do marido, uma mulher, que prefere não mostrar o rosto, resolveu denunciá-lo. As ameaças e o medo de perder a família sempre foram motivos para ela se calar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.