Você quer saber

Saiba tudo sobre os avanços no diagnóstico do câncer de mama

Confira na reportagem de Mayrla Lima e José Raimundo.

TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO LUÍS - O câncer de mama é tipo de câncer que mais mata as brasileiras. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), de cada 100 mil mulheres, 51 têm a doença. E cerca de 12 mil mulheres morrem por ano por causa do câncer de mama. Essa estatística só reforça a necessidade de realizar o autoexame e buscar acompanhamento médico. "Avanços no diagnóstico do câncer de mama" foi o assunto vencedor do quadro "Você quer saber", do Bom Dia Mirante, desta semana, com 53,09% dos votos.

O medo ainda afasta muitas mulheres dos consultórios médicos. Quem não pensa assim, sabe da importância de se prevenir contra o câncer de mama. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a mamografia deve ser feita a partir dos 35 anos.

No país, por ano, são descobertos 49 mil casos. A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama ainda em fase inicial. A possibilidade de cura é de até 95%.

Hoje, com o avanço da tecnologia o diagnóstico ficou cada vez mais seguro. O mamógrafo digital detecta com maior precisão os tumores com menos de um centímetro de diâmetro, lesões suspeitas e microcalcificações.

Especialista

No estúdio, o Bom Dia Mirante conversou sobre o assunto com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia do Maranhão, doutor José Ulcijara Aquino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.