Outubro Rosa

Maranhão realizou mais de 33 mil mamografias na rede estadual de saúde em 2023

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com 55 mamógrafos no Maranhão.

Imirante.com, com informações da SES

No Maranhão, 33.684 mamografias foram realizadas, de janeiro até o início de outubro de 2023.
No Maranhão, 33.684 mamografias foram realizadas, de janeiro até o início de outubro de 2023. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - O exame de mamografia é indicado para detecção precoce do câncer de mama. A doença é uma das principais causas de morte entre mulheres no país. Para prevenir a doença, 33.684 mamografias foram realizadas, de janeiro até o início de outubro de 2023, nas unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Maranhão.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com 55 mamógrafos no Maranhão. Destes, 16 mamógrafos são da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), instalados em hospitais e policlínicas, todos em funcionamento, nos municípios de São Luís, Chapadinha, Barra do Corda, Codó, Imperatriz e Caxias.

"Estamos avançando nas políticas de prevenção do câncer de mama, promoção da saúde, para que seja cada vez mais resolutiva, buscando assim maior oferta dos serviços de mamografia no estado, para ter mais serviços e mais próximos da população", frisou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Os 16 mamógrafos da rede da SES estão disponíveis no Hospital de Câncer do Estado Dr. Tarquínio Lopes Filho, Hospital Regional de Chapadinha e Hospital Macrorregional de Coroatá Mamede Trovão, Policlínica da Criança, Policlínica Diamante, Policlínica de Barra do Corda e Policlínica de Codó. Na rede conveniada, Hospital São Rafael, em Imperatriz, e Hospital Aldenora Bello, em São Luís.

Em São Luís, a rede estadual possui seis mamógrafos em funcionamento. Eles estão disponíveis no Hospital de Câncer, Hospital Aldenora Belo, Policlínica da Criança e Policlínica Diamante.

Policlínicas

Na linha de atenção integral à prevenção do câncer de mama, as Policlínicas da Criança, Diamante, de Barra do Corda e de Codó, juntas, realizam, em 2022, 11.399 exames de mamografia.

O agendamento do exame de mamografia nas Policlínicas Diamante e da Criança é realizado por meio do Disque-Saúde, através do número (98) 3190-9091, presencial em uma das unidades do Viva ou pelo aplicativo do Procon.

Na Policlínica de Codó, a pessoa deve se dirigir a unidade localizada na Rua Henrique Figueiredo, n° 506, Centro. Enquanto que na Policlínica de Barra do Corda, o agendamento de forma presencial na Rua Antônio Leite Brasil, S/N, no bairro Altamira. O paciente deve levar a requisição da mamografia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.