Porto do Itaqui

Transporte de produtos deve chegar a 13 milhões t

Em 2009, renda gerada pelo transporte de produtos deve chegar aos R$ 65 milhões.

TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h06

SÃO LUÍS - Discutir logística com as maiores empresas nacionais e internacionais de exportação e importação e criar negócios com foco nos investimentos em instalação no Maranhão: esses serão os objetivos da participação do Porto do Itaqui no IV Seminário SEP de Logística do Norte e Nordeste, promovido pelo governo federal e que começa hoje (4), em Fortaleza, no Estado do Ceará.

O Porto do Itaqui é um dos maiores de todo o mundo. A profundidade chega a 19 metros, isso sem precisar fazer dragagem. Por aqui circula boa parte dos produtos que chegam e são produzidos no Maranhão.

Até o fim do ano, estima-se que serão cerca de 13 milhões de toneladas transportadas, o que movimentaria junto com os serviços de armazenagem e de arrendamento de áreas do porto, mais de R$ 65 milhões. Números que podem crescer ainda mais. É que a demanda pelo transporte de cargas para o Nordeste do Brasil, e o aumento da produção nos Estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins levaram o Itaqui a realizar também o transporte regular de containers dentro do próprio pais, a cabotagem. Até fevereiro de 2010 vão chegar ao porto 600 novos containers. Aumentando o volume de produtos que passam pelo complexo portuário da capital maranhense.

Os principais produtos que circulam pelo Itaqui e pelos terminais Ponta da Madeira e Alumar são derivados do petróleo, fertilizantes, minério de manganês, alumínio, ferro gusa e soja.

O complexo portuário de São Luis é o que tem a menor distancia entre o Brasil e os maiores mercados mundiais: Estados Unidos, Europa e Ásia. Um navio que parte do Maranhão rumo a Roterdã, na Holanda, gasta, por exemplo, sete dias a menos de viagem que um navio saindo do porto de Santos. Vantagem que coloca o Estado em posição de destaque.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.