Câmara de Vereadores

Câmara avalia projeto que pode criar transporte alternativo de passageiros

Em tramitação nas comissões, projeto de lei deve ir a plenário semana que vem.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
(Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Deu entrada nesta quarta-feira (9), na primeira das duas comissões técnicas da Câmara de Vereadores, um projeto de lei que em caso de aprovação vai criar o sistema de criar transporte alternativo de passageiros. A previsão mais otimista é que essa matéria seja colocada na pauta para a primeira apreciação em plenário no fim da semana que vem.

De acordo com a proposta, de autoria do presidente da Câmara, José Carlos Soares Barros o projeto tem como base o inciso V do art. 30 da Constituição Federal, a qual diz que compete aos municípios:” organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial”.

Em discurso durante a sessão desta quarta-feira (9), o autor da matéria criticou a portaria 001/2016, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), que dispõe sobre a adequação da rota do transporte de passageiros na cidade.

Para José Carlos Soares, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) não tem autoridade para legislar no município, essa autoridade é da Câmara.

“O secretário fez uma portaria para vans e esta legislação não tem validade, porque não passou por essa Casa de Leis”, argumentou.

Pela portaria da Setran, o transporte alternativo de passageiro só poderá ser feito em algumas vias da cidade, entre elas: as ruas Benedito Leite, Luís Domingues, Paraíba e Pernambuco e as avenidas Dorgival Pinheiro de Sousa e Getúlio Vargas. Ainda, conforme o texto, o descumprimento da medida pode resultar em apreensão dos veículos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.