Verão 2015

Período de veraneio pode ser encerrado, ainda, em agosto, diz Defesa Civil

O projeto verão desenvolvido pela prefeitura pode encerrar a partir do dia 20 de agosto.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Divulgação/Imriante Imperatriz)

IMPERATRIZ – O período de veraneio nas praias do Cacau e do Meio, no Rio Tocantins em Imperatriz, poderá ser encerrado, ainda, em agosto, um mês antes do prazo inicialmente previsto pela prefeitura.

Em 2013 parte da estrutura bancada pelo município chegou a ser montada, mas a programação foi suspensa por alguns dias em razão de cheias repentinas do rio.

O superintendente municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva(Chico do Planalto), que no lançamento do Projeto Verão 2015 marcou o encerramento das atividades no dia 20 de setembro, admitiu que toda a programação deste ano poderá ser encerrada na segunda quinzena de agosto. A data não foi divulgada, mas a probabilidade é de que isso ocorra a partir do dia 20.

“(...)O Operador Nacional do Sistema, que coordena todas as hidrelétricas, determinou a hidrelétrica de Serra da Mesa que a vazão de 600 metros cúbicos por segundo venha até o dia 20 de agosto, então na primeira tomada de água que nós tivermos que venha abranger toda a área física da praia o verão será encerrado”, anunciou Francisco das Chagas.

Embora a determinação do ONS não seja para a hidrelétrica de Estreito, a mais próxima de Imperatriz, a abertura ou fechamento de comportas de reservatórios provoca efeito cascata e altera o comportamento de um rio, nesse caso o Rio Tocantins.

Francisco das Chagas lembrou que até 2009 o Rio Tocantins tinha um ciclo de cheias bem definido e o período de praias era “sagrado” nos meses de julho e agosto e, às vezes, chegava a setembro. As marcas do nível mais baixo do rio, também, estavam bem distantes da atual realidade.

“Para você ver, o nível (do rio) ideal para termos praias, como tivemos em 2009 e 2010 seria de 3 metros e 60 centímetros abaixo de zero. E hoje nós só estamos com 1 metro e 72 centímetros abaixo de zero. Então perdemos mais de 50% do nível do rio”, completou Francisco das Chagas.

Hidrelétricas

O surgimento das praias do Cacau e do Meio, que ganha este nome por ficar localizada no meio do Rio Tocantins em frente ao Cais do Porto, depende diretamente das usinas hidrelétricas de Serra da Mesa e do Estreito. A de Estreito tem um efeito imediato, geralmente quando as comportas são abertas na cidade maranhense, em menos de 12 horas a enchente começa a ser percebida em Imperatriz.

Apesar disso, há um acompanhamento da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de todo o comportamento do Rio Tocantins, situação fundamental para evitar surpresa como a acontecida há mais de três anos, quando o rio elevou seu nível repentinamente e, sem qualquer aviso, dezenas de famílias ribeirinhas não tiveram como deixar suas casas. O Ministério Público Federal chegou a ingressar com uma Ação Civil pública contra o consórcio, responsável pela hidrelétrica em Estreito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.