Paralisação

Motoristas do transporte coletivo param atividades em ITZ

Os trabalhadores ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado.

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42

IMPERATRIZ – A cidade de Imperatriz amanheceu com poucos ônibus circulando nesta quarta-feira (10). É que os motoristas e funcionários das duas empresas detentoras das linhas urbanas da cidade, Viação Branca do Leste (VBL) e Viação Aparecida, que operam no transporte coletivo em Imperatriz e cidades circunvizinhas paralisaram as atividades.


[e-s001]
Os trabalhadores já ameaçavam, desde dessa terça-feira (9), paralisar as atividades caso as empresas não atendesem sua pauta de reivindicalções.

Na manhã desta quarta-feira (10), os trabalhadores cumpriram a ameaça e paralisaram 70% da frota do transporte coletivo de passageiros .

De acordo com o presidente o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários de Imperatriz, Oliveira Silva Lima, a categoria pediu um reajuste de 20% nos salários, o que foi negado pelas empresas.

“Pedimos um reajuste salarial de 20%, cobradores nos micro-ônibus, aumento vale tiket, diária, ponto eletrônico entre outros benefícios, e não fomos atendidos. Se não houver uma resposta da empresa, terá uma greve definitiva.

 Os trabalhadores ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado. (Foto:Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)
Os trabalhadores ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado. (Foto:Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

O presidente do sindicato informou, ainda, que durante o dia de hoje, os usuários do transporte coletivo de Imperatriz e região, contam apenas com 30% da frota de ônibus circulando, na cidade e nos municípios vizinhos.

O motorista Joab Silva Nascimento trabalha na empresa há quase dois anos e reclama das condições de trabalho, principalmente no que diz respeito a exercer duas funções a de motorista e cobrador. “Nós, que trabalhamos no micro-ônibus, exercemos duas funções que é errado e perigoso para nós motoristas, e também, para os passageiros. Dirigir e cobrar tira muito a atenção, na hora de passar o troco. Pedimos cobradores e, também, salário em dia, que é pago sempre em atraso”, reclama.

Direção empresa

“Hoje, a empresa não tem condições de oferecer nenhum aumento para a categoria, visto que houve diversos aumentos não últimos meses. O que a gente tem a oferecer a categoria, a gente já ofereceu, mas a categoria recusou. No entanto, vamos manter o diálogo para evitar essa greve”, disse o diretor da VBL, Denis Policarpo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.