Série B

Sampaio Corrêa perde em casa para o Paraná e agrava crise

Sem vencer há cinco jogos, a Bolívia Querida segue na última posição da Série B.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
O Sampaio Corrêa perdeu para o Paraná e foi vaiado no Estádio Castelão (Foto: Biaman Prado / O Estado)
O Sampaio Corrêa perdeu para o Paraná e foi vaiado no Estádio Castelão (Foto: Biaman Prado / O Estado)

SÃO LUÍS - O Sampaio Corrêa sofreu, na noite desta terça-feira (24), no Estádio Castelão, a sua quinta derrota seguida na temporada, sendo a terceira pelo Campeonato Brasileiro Série B. Diante do Paraná, a Bolívia Querida apresentou alguns lampejos de bom futebol, mas voltou a pecar nas conclusões, a apresentar erros no setor defensivo e ampliou a sua má fase na Segundona: derrotado por 2 a 1 pelo Tricolor da Vila Capanema, o Sampaio permanece sem pontos na competição nacional e vê aumentar a cobrança da torcida.

Leia mais

Veja os gols da partida entre Sampaio Corrêa x Paraná

Após derrota do Sampaio, Arlindo Maracanã desabafa: "meu sentimento é de vergonha"

Pimentinha analisa má fase do Sampaio: "situação complicada"

Confira como foi o minuto a minuto de Sampaio Corrêa x Paraná

Artilheiro do Sampaio Corrêa na Série B de 2015, o meia Nadson reencontrou a torcida tricolor e o Castelão, mas não foi um visitante cordial: aos 32 minutos, o camisa 8 do Paraná arriscou um chute da entrada da área e contou com a falha de Ruan para abrir o placar a favor dos visitantes. No segundo tempo, o Sampaio conseguiu o empate aos 23 minutos, com o meia Felipe, mas não teve forças para buscar a virada e ainda sofreu o segundo gol do Paraná, marcado por Robson, aos 37 minutos.

Com três derrotas seguidas, o Sampaio Corrêa permanece na última posição da Série B, sem pontos e com -7 no saldo de gols. O Paraná, por sua vez, conquistou a sua primeira vitória na Segundona, chegou aos quatro pontos, subiu para a 11ª colocação e se afastou da zona de rebaixamento.

O próximo compromisso do Sampaio Corrêa no Campeonato Brasileiro Série B está marcado para esta sexta-feira (27), às 20h30, contra o Náutico, na Arena Pernambuco. O duelo em São Lourenço da Mata terá transmissão minuto a minuto e cobertura completa do Imirante Esporte. Também nesta sexta, mas às 19h30, o Paraná recebe o Oeste na Vila Capanema, em Curitiba.

O jogo

Jogando em casa e precisando de uma vitória para acalmar os ânimos, o Sampaio Corrêa voltou com o esquema de três atacantes e pressionou o Paraná nos primeiros minutos, sempre apostando nos dribles de Pimentinha: logo aos quatro minutos, o atacante do Bolivão passou pela marcação e tentou o passe para Carlos Alberto, mas João Paulo conseguiu o corte. O Paraná, que apostava na categoria de Nadson no meio-campo, só criou a sua primeira oportunidade aos 10 minutos, em chute de fora da área de Válber, que passou perto do gol de Ruan.

Pimentinha deu trabalho aos zagueiros do Paraná. (Foto: Biaman Prado / O Estado)
Pimentinha deu trabalho aos zagueiros do Paraná. (Foto: Biaman Prado / O Estado)

Mesmo com a saída de Carlos Alberto, que teve uma indisposição no gramado e foi substituído por Max, o ataque do Sampaio Corrêa manteve o ritmo. Aos 20 minutos, Pimentinha passou pela marcação de Rafael Carioca e fez o cruzamento, que foi afastado pela defesa do Paraná e parou nos pés de Gedeílson, que chutou forte, mas em cima dos marcadores. Pouco depois, aos 23, Gedeílson avançou pelo setor direito e cruzou para Edgar, que bateu por cima do gol.

Quando o gol do Sampaio Corrêa parecia questão de tempo, o Paraná surpreendeu com uma arma conhecida da torcida maranhense: ex-atleta do Bolivão, Nadson arriscou um de seus famosos chutes de fora da área e contou com a falha de Ruan para abrir o placar no Castelão, aos 32 minutos. O gol abateu o Sampaio, que não se encontrou mais no campo de ataque e ainda teve que se segurar na defesa: aos 34 minutos, Válber tentou um chute por cobertura, de fora da área, e quase surpreendeu Ruan, enquanto Robson, aos 36, recebeu passe na cara do goleiro do Sampaio e chutou para fora.

Ex-jogador do Sampaio, Nadson abriu o placar pelo Paraná. (Foto: Biaman Prado / O Estado)
Ex-jogador do Sampaio, Nadson abriu o placar pelo Paraná. (Foto: Biaman Prado / O Estado)

Sampaio balança as redes, mas Paraná confirma vitória

Apesar da pressão do Paraná no fim da primeira etapa, o Sampaio Corrêa voltou mais concentrado do intervalo e tentou o gol de empate logo nos primeiros minutos do segundo tempo. Edgar, aos oito minutos, recebeu passe de Guilherme Santos e chutou cruzado, para boa defesa de Marcos. No minuto seguinte, Guilherme Santos bateu forte e quase acerta o canto esquerdo do gol paranista.

Com o passar do tempo, ficou clara a postura das duas equipes: enquanto o Sampaio Corrêa, principalmente com Edgar, esboçava uma pressão, o Paraná apostava em uma forte marcação e nos contragolpes para confirmar a vitória. Apesar do esforço dos visitantes, a pressão do Sampaio foi recompensada aos 23 minutos, com o gol de Felipe, que recebeu cruzamento de Pimentinha e deixou tudo igual no Castelão.

O Sampaio lutou, mas não conseguiu bater a equipe da Vila Capanema. (Foto: Biaman Prado / O Estado)
O Sampaio lutou, mas não conseguiu bater a equipe da Vila Capanema. (Foto: Biaman Prado / O Estado)

Depois do gol do Sampaio Corrêa, o Paraná deixou a retranca de lado, avançou a marcação e voltou a oferecer perigo ao time maranhense. Aos 28 minutos, a zaga do Sampaio não conseguiu afastar um cruzamento da direita e Robson conseguiu a finalização, mas para fora. Robson, porém, se redimiria aos 37 minutos: após cruzamento de Nadson e nova falha da defesa do Tubarão, o atacante do Paraná bateu na saída de Ruan e recolocou sua equipe na frente do placar. Pimentinha, no minuto seguinte, teve a última grande chance do Sampaio, mas Marcos espalmou a finalização do atacante tricolor e confirmou a vitória do Paraná.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Ruan; Gedeílson, Eli Sabiá, Luiz Otávio e Guilherme Santos; Levi (Léo Gago), Daniel Barros e Pedrinho (Felipe); Pimentinha, Edgar e Carlos Alberto (Max). T: Arlindo Maracanã

PARANÁ: Marcos; Diego Tavares, Pitty, João Paulo e Rafael Carioca (Fernandes); Anderson Uchôa, Lucas Otávio, Nadson e Válber (Basso); Robson e Lúcio Flávio (Robert). T: Claudinei Oliveira

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.