Vôlei de Praia

De virada, Alison e Emanuel encerram parceria com título em São José

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO JOSÉ - Não poderia ser diferente. Na despedida de uma das duplas mais vencedoras da história do vôlei de praia brasileiro, um título. Neste domingo, Alison e Emanuel encerraram sua gloriosa parceira com a conquista da etapa de São José (SC) do Circuito Brasileiro. A final foi diante de Jorge e Pedro Solberg, que acabaram superados por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 17/21, 21/19 e 15/10.

Esta foi a última partida de Alison e Emanuel do mesmo lado da quadra. Há duas semanas, ambos anunciaram o fim da dupla, que agora seguirá caminhos diferentes. O Mamute deve formar dupla com Bruno Schmidt, enquanto Emanuel tem tudo para se juntar exatamente a Pedro Solberg, rival derrotado na decisão deste domingo. Os dois, no entanto, separam-se na liderança do ranking nacional, já que, além de São José, conquistaram as etapas de Recife e Guarujá.

A parceira, que foi formada em 2010, teve como melhor fase a temporada de 2011, quando venceu todas as competições que disputou (Campeonato Mundial, Circuito Mundial, Circuito Banco do Brasil e Pan-Americano). Assim, chegou aos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, com status de favorita, mas acabou derrotada pelos alemães Julius Brink e Jonas Reckermann na final e ficando com a medalha de prata.

Em 2013, Alison e Emanuel venceram a primeira edição da World Cup Final, batendo os norte-americanos Jake Gibb e Casey Patterson, líderes do ranking mundial. No entanto, no Circuito Mundial, eles não conseguiram subir ao pódio em nenhuma das sete etapas. As vitórias só voltaram a acontecer neste segundo semestre, no qual a dupla foi ao pódio nas cinco etapas do Circuito Brasileiro e assumiu com folga a liderança da competição. Ao todo, em quatro anos juntos, foram 344 vitórias.

O Jogo

Como já era esperado, a grande decisão deste domingo começou muito equilibrada. Consistentes ofensivamente, as duplas trocavam pontos no início do primeiro set e já mostravam qual seria a tônica da partida. A igualdade se manteve até o 4 a 4, quando Alison e Emanuel erraram pela primeira vez e viram Jorge e Pedro Solberg abrir 7 a 4. Daí para frente, a alternância de bolas no chão se fez presente, e os ralis aumentaram. Não foram poucas as vezes em que as duplas fizeram disputas longas. No fim, vitória de Jorge/Pedro Solberg por 21 a 17.

Na segunda parcial, o equilíbrio novamente foi enorme. As duas duplas não tinham problemas na virada de bolas e se alternavam na liderança do placar. Assim permaneceu até o 9 a 9, quando Alison apareceu, brilhou no bloqueio e colocou a sua dupla dois pontos a frente. Ao invés de sentirem, Jorge e Pedro Solberg se motivaram, melhoraram seu desempenho ofensivo e viraram o placar no 16 a 15. O capixaba, porém, estava disposto a encerrar sua parceria com Emanuel com um título e voltou a aparecer bem no bloqueio para sacramentar uma nova virada no fim do segundo set: 21 a 19.

Para uma despedida em alto nível, o companheiro de Alison também não poderia ficar para trás. No início do tie-break, Emanuel mostrou porque é um dos melhores defensores da história do vôlei de praia, evitou alguns pontos de Jorge e Pedro Solberg e deu dois de vantagem a sua dupla. A distância só aumentou no decorrer do set decisivo, e, na última bola do jogo, um toque na rede sacramentou o título de Alison e Emanuel, que encerram sua parceira no lugar que mais ocuparam durante os últimos quatro anos: o alto do pódio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.