Vencimento em julho

Cobrança do IPTU 2020 em São Luís é adiada em razão da pandemia

Data poderá ser postergada devido à pandemia do novo coronavírus.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Assim como em 2019, o IPTU será digital.
Assim como em 2019, o IPTU será digital. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Com a atual crise na saúde, causada pelo novo coronavírus (Covid-19), que afeta também a área econômica e financeira, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, anunciou o adiamento da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU – 2020). Anteriormente, o imposto seria lançando em meados de abril, com vencimento da primeira parcela e da cota única para o mês de maio.

Com a mudança, até o momento, a previsão é de que o imposto seja lançado no sistema no mês de junho e o vencimento da primeira parcela ou da cota única, será dia 8 de julho. Os contribuintes poderão efetuar o pagamento à vista, com desconto de até 15%, ou parcelar em até seis vezes. A gestão está organizando todos os setores, desde a área da saúde, assim como a educação e, principalmente, a financeira para que o município possa enfrentar a crise financeira, aliada a crise na saúde sem muitas dificuldades.

De responsabilidade da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), o IPTU 2020 já estava sendo organizado pela equipe responsável para estar disponível no sistema para os contribuintes no dia 17 de abril.

Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória entre outras capitais e demais municípios optaram pelo adiamento da cobrança do IPTU ou pela não cobrança de juros e multas das parcelas já vencidas. O país todo está unido forças para ajudar o cidadão que também sofre com as consequências do novo coronavírus.

Assim como em 2019, o IPTU será digital. Disponível no site da Semfaz, o contribuinte só precisa ter em mãos a inscrição imobiliária ou o CPF do proprietário do imóvel, para acessar o boleto para pagamento do imposto pelo celular, tablet, computador ou nos postos de atendimento do órgão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.