Economia

Evento sobre Prevenção e Combate ao Superendividamento ocorre no Maranhão

O evento vai acontecer, de forma gratuita, em doze cidades do Estado.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Endividamento.
Endividamento. (Foto: Reprodução/Internet)

MARANHÃO - Para celebrar o Dia do Mundial do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, será realizada a 3ª Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento pelo Procon-MA. Durante o mês, as unidades do órgão em todo o Estado promovem o evento com intuito de renegociar dívidas, orientar os consumidores a não comprometer o orçamento, além de emissão de documentação básica, como RG, CPF e certidão de antecedentes criminais.

Em São Luís, o evento acontece entre os dias 15 e 18 de março, quando os consumidores poderão ir até o stand do evento, no Rio Anil Shopping, das 10h às 22h. Além da equipe do órgão, estarão à disposição para renegociar dívidas dos consumidores os parceiros Cemar, Caema, Claro, NET, Pitágoras, Itaú, Tim, SKY e Vivo.

Além da capital, o evento acontece nos municípios de Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Chapadinha, São João dos Patos, Caxias, Codó, Timon, Cururupu, Presidente Dutra e São José de Ribamar. Em cada município, a ação contará com parceria de Instituições financeiras, lojas e estabelecimentos locais que se disponibilizaram para oferecer facilidades de negociação de débitos.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), por exemplo, em todos os municípios onde acontece o evento, estará fazendo negociação de débitos com exclusão do juros total da dívida, permanecendo apenas o juros do parcelamento. Essa negociação poderá ser feita durante todo o mês de março, da mesma forma, nas unidades do órgão.

Outra atividade prevista na programação é a distribuição de cartilhas sobre Direito do consumidor, orientação de como administrar de forma responsável a renda familiar, além de formalização de reclamações e denúncias de violações dos direitos do consumidor.

No município de Timon, o evento acontece entre os dias 15 e 17 de março, de 8h às 14h. Entre os fornecedores que já confirmaram participação no evento estão o Credishop, Águas de Timon, CDL, Faculdade São José, Faculdade Iesm e Caixa Econômica Federal.

Em Caxias, a ação acontece no dia 14 de março, de 8h às 18h, na unidade do órgão do município, localizada no Shopping no Caxias Shopping. Para a renegociação estarão presentes as lojas Armazém Paraíba, Casa Silva, Magazine Liliani, Shopping dos Vidros, Credivip e Novo Mundo.

Dia Internacional do Consumidor

A Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento marca as comemorações do dia 15 de março, Dia Internacional do Consumidor, instituído pelas Nações Unidas em 1985. A data é comemorada pelos consumidores de todo o mundo como forma de promover o consumo consciente e os direitos do consumidor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.