Tratamento

Palestra explicará novo método para diagnóstico de câncer de mama

Evento contará com a presença do médico paulista Dr. Marco Antonio Zonta.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

SÃO LUÍS - Muita gente não sabe, mas já existe método bem mais eficiente para diagnóstico de câncer de mama: trata-se do Halo Mamo Cito Test que, além de permitir melhor qualidade do material papilar colhido, não é invasivo e pode ser realizado em apenas cinco minutos. A coleta é rápida, eficiente e muito bem tolerável. É exatamente sobre isso que a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Maranhão realizará evento, sexta-feira (26), no Hotel Luzeiros (Ponta do Farol).

Na oportunidade, será proferida palestra sobre o tema “Estudo do Fluido Papilar Aspirado por Sistema Automatizado Halo”, pelo Dr. Marco Antonio Zonta. Entre outras coisas, o médico falará sobre a padronização da metodologia para diagnóstico celular do fluído papilar e relatará experiência com esse sistema no hospital HCSP, Penitenciária de São Paulo e no Rio de Janeiro, bem como fará demonstração da técnica de aplicação do sistema automatizado.

No Brasil, diga-se de passagem, o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. Um dos fatores que dificulta o tratamento é o estádio avançado em que a doença é descoberta. A maioria dos casos é diagnosticada em estádios avançados, diminuindo as chances de sobrevida das pacientes e comprometendo os resultados do tratamento. Nos Estados Unidos, a pesquisa mostrou que 50% dos diagnósticos de câncer de mama são equivocados. Isso ocorre na dificuldade de se obter boas amostras por secreção de fluido papilar e até mesmo por punção aspirativa.

Em função do baixo custo do sistema, qualquer instituição de saúde (inclusive unidades básicas) pode ter um ou mais sistemas Halo, devido ao seu pequeno tamanho e fácil manejo, sendo necessária apenas uma tomada para funcionamento do console com fácil operacionalização. Além disso, reduz o índice de mortalidade e o impacto físico, emocional e psicológico que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Se não bastasse, reduz significativamente os custos para o tratamento no SUS, devido à precocidade da detecção. O custo da prevenção anual com o Sistema HALO é de, aproximadamente, R$ 500,00.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.