Evento debate carreira de Comissário da Infância e da Juventude dentro do Poder Judiciário
O evento vai discutir questões relacionadas à atuação desses profissionais no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão, na proteção integral dos direitos e bem-estar de crianças e adolescentes.
SÃO LUÍS - Acontece nesta sexta-feira (26) um evento que tem como tema central o Comissário da Infância e da Juventude. O encontro acontece, às 9h, no Salão Ecumênico do Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís. O evento vai discutir questões relacionadas à atuação desses profissionais no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão, na proteção integral dos direitos e bem-estar de crianças e adolescentes.
Promovido pelo Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindjus-MA), o encontro também é uma oportunidade de homenagear comissárias e comissários pelo Dia do Comissários de Justiça da Infância e da Juventude, celebrado no dia 20 de maio.
Durante o evento, cinco comissários receberão placas em homenagem ao trabalho dedicado que realizam. O comissário José de Ribamar Diniz Jansen de Melo, de 73 anos, lotado na 1ª Vara da Infância e da Juventude de São Luís, dará um depoimento com base nos seus 42 anos de carreira.
Na oportunidade, a comissária de Justiça, Elaine Bastos de Souza, que atua na 1ª Vara da Infância e da Juventude de São Luís, conduzirá a palestra “Ações realizadas pelos Comissários de Justiça da Infância e da Juventude na sociedade maranhense”.
A evento será uma oportunidade para abordar diversos assuntos de interesse da sociedade, como o papel estratégico dos comissários da Infância e Juventude, atribuições do cargo, atuação dos comissários voluntários que ajudam no trabalho de fiscalização em estabelecimentos visando evitar e coibir situações que possam prejudicar ou colocar em risco a vida de crianças e adolescentes.
A maioria dos comissários trabalham nas Varas da Infância e da Juventude, que oferecem atenção especial às crianças e adolescentes, recebem processos que envolvem adoção, casos de infração, denúncias de casos de violência física ou psicológica, autorização para viagem; alvará para participação em eventos; além de prestar assistência a crianças e adolescentes em situação de risco social ou em conflito com a lei.
A comissária da Infância e Juventude e diretora de Convênios do Sindjus-MA, Zaíra Maciel (2ª Vara da Infância e da Juventude de São Luís), ressaltou a importância desse profissional para a sociedade, especialmente na proteção integral de crianças e adolescentes. A diretora também destacou a necessidade de engajamento dos profissionais que desempenham essa função no âmbito da Justiça maranhense.
“O encontro é importante porque visa abordar o papel dos comissários dentro do Tribunal e sua relevância social, assim como vai tratar de temas extremamente importantes para a nossa classe. Então, a participação de todas as comissárias e todos os comissários é fundamental para debater questões que afetam diretamente esses profissionais, e por consequência, a sociedade”, pontuou Zaíra Maciel.
Além da participação da Diretoria do Sindjus-MA e de comissárias e comissários – o evento também contará com a presença do desembargador Tyrone Silva, que já exerceu, durante a carreira da magistratura, o cargo de juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude.
Saiba Mais
- Sindicato dos Engenheiros promove seminário sobre a evolução e desafios do sindicalismo
- Com regência de maestros, Concerto Sinfônico Tomaz de Aquino Leite se apresenta nesta terça (26)
- Com apresentações e exposições artística, 17ª ESMAM Cultural acontece nesta sexta (8)
- Com palestras, aulas práticas e painéis, segunda edição do Gastrô Summit promete inovar negócios do setor gastronômico
- São João do Sesi acontece no dia 21 de junho, na Ilha de São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.