Educação

Prazo para inscrição do Encceja termina quinta-feira

Divulgação/Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h12

SÃO LUÍS - Será encerrado, nesta quinta-feira (7), o prazo de inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) nas sete Unidades Regionais de Educação e no município de Santa Luzia do Paruá. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que poderão se inscrever jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir o ensino fundamental na idade apropriada. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet (sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEncceja/).

A inscrições estão abertas para as Unidades Regionais de São Luís, Açailândia, Caxias, Balsas, Barra do Corda, Imperatriz e Santa Inês. O cartão de inscrição será emitido após a conclusão da inscrição com número do CPF e carteira de identidade.

Os interessados em participar do Encceja poderão se inscrever em uma ou mais das áreas do conhecimento que serão avaliadas: 1) Língua Portuguesa (com redação), Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Educação Artística; 2) Matemática; 3) História e Geografia; e 4) Ciências Naturais.

Fica assegurado o atendimento diferenciado aos participantes que comprovarem necessidade. A aplicação do Encceja a participantes privados de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas consta do edital.

Destinado a pessoas com idade mínima de 15 anos, completados na data de realização do exame, a participação no Encceja é voluntária e gratuita. As provas serão aplicadas dia 14 de abril nos turnos matutino e vespertino.

Os resultados do Encceja podem ser utilizados para obter a certificação de conclusão do ensino fundamental, a critério das secretarias estaduais de educação. No ato da inscrição, o participante deverá indicar a secretaria em que pleiteia a certificação.

A escolha da secretaria não está condicionada ao local de residência dos inscritos, que têm o direito de optar pelas opções apresentadas no edital. Compete, ainda, às secretarias de educação definir os procedimentos complementares, com base nos resultados do Encceja 2013, e certificar os aprovados, quando for o caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.