Feriado

Comércio, supermercados, bancos... o que abre e o que fecha em São Luís na Semana Santa

Para você conseguir se planejar e não ter surpresas, o Imirante.com listou as principais mudanças.

Imirante.com

Atualizada em 28/03/2024 às 07h54
Veja os horários de funcionamento dos estabelecimentos.
Veja os horários de funcionamento dos estabelecimentos. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Bancos, lojas de rua, shoppings, órgãos públicos e outros serviços podem sofrer alteração no horário de funcionamento na Semana Santa, especialmente entre a Sexta-feira da Paixão (29) e o Domingo de Páscoa (31). O comércio de São Luís não abrirá as portas nesta sexta. Para você conseguir se planejar e não ter surpresas, o Imirante.com listou as principais mudanças.

Comércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) pode funcionar na Semana Santa, seguindo as regras das Convenções Coletivas de Trabalho das Categorias de Comércio e Serviços destes municípios.

Na Quinta-feira Santa (28), os lojistas têm autorização para funcionar em horário normal, fechando as portas apenas na Sexta-feira Santa (29), em função do feriado municipal da Paixão de Cristo. No Sábado de Aleluia (30), o comércio volta a funcionar normalmente.

No Domingo de Páscoa (31), os estabelecimentos de rua podem permanecer abertos das 8h às 14h, e as lojas de shoppings das 13h às 21h. A Fecomércio esclarece que nos dias 28, 30 e 31 de março o trabalho não é considerado extraordinário por não haver feriado nestas datas.

As regras acima não se aplicam aos supermercados e farmácias, cujas atividades são consideradas essenciais, podendo funcionar em horário livre na Semana Santa.

Supermercados

O Grupo Mateus informou que todos os seus supermercados localizados na capital maranhense estarão funcionando normalmente durante todo o feriado da Semana Santa.

Lotéricas

O Sindicato dos Empresários Lotéricos do Maranhão informou que as casas lotéricas estarão fechadas nesta Sexta-feira Santa (29).

Correios

Em virtude do feriado nacional da Paixão de Cristo (29), não haverá atendimento nas agências dos Correios nesse dia. Entretanto, o órgão informa que o atendimento nos canais de atendimento se dará pela atendente virtual dos Correios. No sábado (30), haverá o funcionamento das agências que atendem normalmente aos sábados, no qual também serão realizadas atividades de entrega.

Os endereços e horários de funcionamento das agências podem ser consultados no site dos Correios. A Central de Atendimento dos Correios (CAC), na sexta, estará disponível por meio dos canais Fale Conosco, Chat e números 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100.

Esses canais funcionam normalmente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento com os operadores será retomado no próximo dia útil após o feriado, a partir das 8h. Para informações detalhadas sobre os canais de atendimento e serviços, os interessados podem acessar a visitar a página Central de Atendimento ao Cliente.

Bancos

As agências bancárias permanecerão fechadas nesta sexta-feira (29), de acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA). Com isso, os vencimentos de contas, incluindo boletos e contas de concessionárias, agendamento de pagamentos e envios de transferências foram prorrogados para o primeiro dia útil após a data.

Para ter acesso aos serviços, a população pode ter acesso aos terminais de autoatendimento e pelos aplicativos de celular e internet.

Órgãos Municipais

A Prefeitura de São Luís decretou que Quinta-feira Santa (28), é ponto facultativo e Sexta-feira da Paixão (29), feriado, nos órgãos e autarquias da administração municipal, com serviços municipais funcionando de forma diferenciada, em regime de plantão. 

Ficam mantidos os serviços essenciais nas áreas de urgência, como saúde, limpeza pública, Guarda Municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros.

Saúde, segurança e fiscalização urbana 

Durante o período da Semana Santa, permanece em funcionamento o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e todas as unidades da rede de urgência e emergência (Unidades Mistas; Socorrinho São Francisco; P.S Anil; UPA da Zona Rural; Centro de Parto Humanizado Nazira Assub; Socorrão I e II; Hospital da Criança). Já os postos de vacinação estarão fechados na quinta e na sexta. No sábado (30), a imunização ocorre apenas no posto volante do São Luís Shopping, das 10h às 16h. Durante este período, o funcionamento dos demais serviços de saúde estará suspenso, retornando na segunda-feira (1º). 

As atividades de segurança preventiva realizadas pela Guarda Municipal, continuarão normalmente durante o período Pascal, não havendo alteração com relação aos patrulhamentos nos terminais de integração e demais postos no período da Semana Santa. Nas praias da Ponta d’Areia e do Olho d’Água, os guarda-vidas da Guarda Municipal de São Luís intensificarão as rondas e patrulhamentos. Já a Defesa Civil de São Luís ficará em alerta para quaisquer eventualidades nas áreas de risco e demais comunidades ludovicenses. 

A Blitz Urbana, órgão vinculado à Secretaria Municipal Urbanismo e Habitação (Semurh), manterá, neste período, o serviço de fiscalização permanente, inclusive podendo ser acionada mediante solicitação, que pode ser feita por meio de mensagem, pelo número (98) 99130-0353. 

Trânsito e Transportes 

Durante os dias 28 e 29, ponto facultativo e feriado, os serviços essenciais de transportes e ocorrências de trânsito estarão devidamente mantidos, com plantão de fiscalização e levantamento de sinistros de trânsito, funcionando normalmente. Já o setor de liberação de veículos funcionará nesta quinta-feira (28), sexta-feira (29) e sábado (30), das 8h às 12h. O expediente administrativo na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), não funcionará, nesse período, sendo retomado na segunda-feira (1°).

 Limpeza e iluminação pública 

Os serviços de iluminação pública seguem com programação de atendimento de chamados para manutenção e emergencial. A coleta de lixo domiciliar segue com operação normal durante esse período. Durante esses dias haverá lavagem de áreas do Centro Histórico e Feira do João Paulo, entre outras, além de serviços de varrição manual em diversos pontos da cidade. Durante os dias 27 e 28, os Ecopontos do Parque Amazonas, Cidade Operária, Mata Roma e Jardim América estarão abertos das 7h às 15h20.

 Telefones úteis:

Para casos emergenciais seguem números de contatos de serviços essenciais:

•          Guarda Municipal - (98) 153

•          Ambulância – Samu - (98) 192

•          Limpeza pública – 0800 098 1636

•          Iluminação pública – 0800 580 9000

•          Blitz Urbana – 9 9130-0353

•          Ouvidoria SMTT – 156 ou (98) 9 9161-5632

•          Defesa Civil – 99107-3550

•          Ciops - 190

•          Bombeiros - 193

Órgãos Estaduais

Conforme o calendário de feriados e pontos facultativos para os órgãos e entidades do Executivo Estadual, será ponto facultativo nesta quinta-feira (28) e feriado nacional na sexta-feira (29), datas que integram a Semana Santa. Durante esse período serão mantidos serviços essenciais que incluem atendimentos de urgência e emergência nas UPAs e funcionamento dos plantões de polícia.

Hemomar

Outros serviços também serão mantidos pela gestão estadual durante o feriadão, um deles é o atendimento no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) que funcionará na manhã de quinta-feira, das 7h30 às 12h, fechando na sexta-feira e reabrindo sábado, das 7h30 às 12h.

Restaurantes Populares

Os Restaurantes Populares funcionarão normalmente até a quinta-feira, fechando durante a sexta, sábado e domingo, reabrindo as portas na segunda-feira (1º). As unidades do Shopping da Criança estarão fechadas durante o feriado e o atendimento será retomado na segunda-feira em Bacabal, e na terça-feira (2) em São Luís.

Casas de Cultura

As diversas casas de cultura administradas pela gestão estadual estarão fechadas na sexta-feira (29), mas funcionarão normalmente durante o sábado para visitação pública. Os parques ambientais manterão o horário de funcionamento ao longo de todo o feriado.

Programa Travessia

Na parte da mobilidade, o Programa Travessia realizará normalmente os agendamentos já realizados para todo o período da Semana Santa, mas a marcação de viagens ocorrerá somente até esta quarta-feira (27) com retomada do agendamento na segunda. O Travessia oferece transporte gratuito, porta a porta, para pessoas com deficiência, crianças com doenças neurológicas, além de idosos e pessoas hipossuficientes.

Terminais de Embarque e Desembarque

O feriado vai mudar a rotina nos terminais de ferry boat da Ponta da Espera e do Cujupe. Para melhor atender a demanda projetada para o período, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) restringiu as vendas antecipadas e acrescentou horários alternativos de operação. Cada terminal tem programadas até 18 viagens por dia.

A Emap orienta que os passageiros que já possuem passagem comprada devem chegar aos terminais com pelo menos uma hora de antecedência. O fluxo de embarque poderá ser acompanhado de forma virtual, com informações sobre o tempo de espera para embarcar nos ferries e atualização em tempo real do filômetro.

Viva Procon

Os demais órgãos e instituições públicas seguirão sem expediente a partir do ponto facultativo na quinta-feira e retomam as atividades na segunda-feira (1º). Nas unidades do Viva Procon não haverá expediente durante o feriado, mas eventuais denúncias de desrespeito aos direitos do consumidor poderão ser formalizadas pelo app Viva Procon, disponível tanto para o sistema Android quanto IOS.

Segurança

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informa que todos os serviços essenciais serão mantidos durante o feriado prolongado de Páscoa no Maranhão, entre os dias 28 e 31 de março. A medida visa assegurar a proteção e a tranquilidade durante o período, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a segurança dos maranhenses.

A Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) estará à disposição com efetivo operacional nas ruas, atendendo aos chamados normalmente entre os dias de feriado em todo o estado, garantindo, assim, o combate à criminalidade e a segurança da população.

O Corpo de Bombeiros Militar seguirá em plantão 24h, com equipes na cobertura em todo o território maranhense. Em caso de emergência, a população poderá acionar o serviço pelo 193. Nas praias da Grande Ilha, também haverá reforço para garantir a segurança de todos os banhistas.

No caso da Defesa Civil, o atendimento também será em regime de plantão. O serviço poderá ser acionado por meio dos telefones 193 e (98) 98421-0091. Durante o feriado, em caso de ocorrência, a população deverá procurar os plantões de Policia Civil da Região Metropolitana de São Luís (Cajazeiras, Cohatrac, Cidade Operária, Maiobão, Itaqui-Bacanga e SHPP/Beira-Mar) e, no interior, se dirigir a uma das delegacias regionais, que funcionam 24h.

Mulheres vítimas de violência em razão de gênero poderão procurar, na Grande Ilha, o plantão da Delegacia da Mulher, localizado na Casa da Mulher Brasileira, no bairro Jaracati, na capital. O funcionamento também é 24h. No interior, haverá equipe especializada para prosseguir com o atendimento à vítima nas regionais. O aplicativo Salve Maria Maranhão é uma alternativa em casos de emergência; nele há um botão que aciona viatura para atendimento imediato.

Boletins sobre quaisquer ocorrências também podem ser registrados virtualmente na Delegacia Online. A Perícia Oficial terá equipe de plantão para atender as demandas que surgirem, tanto na Grande Ilha quanto em Imperatriz, com profissionais Instituto de Identificação do Maranhão (IDENT-MA), Instituto Laboratorial de Análises Forense (ILAF), Instituto de Criminalística (ICRIM) e Instituto Médico Legal (IML).

Na Região Metropolitana de São Luís, o CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança) continuará como ponte entre a população e os serviços de emergência. Por meio do 190, podem ser acionadas as polícias Militar e Civil, SHPP, Perícia Oficial, Corpo de Bombeiros e Centro Tático Aéreo (CTA).

O Disque-denúncia, para casos que não sejam emergência, também estará em pleno funcionamento. Durante o período, podem ser feitas denúncia pelo telefone 181, de qualquer parte do Maranhão, pelo aplicativo Disque-denúncia Maranhão (disponível para Android e iOS) e pelo site Disque-denúncia. Sigilo garantido em todos os canais.

Shoppings

Shopping da Ilha: Na sexta-feira as lojas e quiosques estarão fechados e a praça de alimentação e lazer funcionará de 12h às 22h; no sábado as lojas e quiosques estarão abertos das 10h às 22h e a praça de alimentação e lazer funcionará das 10h às 22h; no domingo as lojas e quiosques estarão abertos das 13h às 21h e a praça de alimentação das 12h às 22h.

Shopping Rio Anil: Na sexta-feira as lojas e quiosques permanecerão fechados e a praça de alimentação funcionará das 12h às 20h. O supermercado vai funcionar das 9h às 22h e a academia das 8h às 17h. Já as unidades hospitalares, bem como loja de aluguel de carros, lotérica e cartório estarão fechados na sexta. O shopping voltará ao seu funcionamento normal a partir de sábado.

Tropical Shopping: A gerência informou que o shopping estará fechado nesta sexta-feira (29) e só voltará a funcionar normalmente no sábado (30).

Energia Elétrica

A Equatorial Maranhão informou que os pontos presenciais de atendimento (agências e credenciados) funcionarão até a quinta-feira (28) e estarão fechados durante toda a sexta-feira, retornando com o expediente normal na próxima segunda-feira (1º).

Já os postos E+ Reciclagem, não funcionarão na sexta, mas estarão abertos até às 12h do sábado (30). Após o fim de semana, retornam com o expediente normal na segunda. Desta forma, a Equatorial recomenda que as pessoas que têm materiais recicláveis para trocar por bônus na fatura de energia, antecipem sua ida aos postos E+ Reciclagem.

Os clientes podem fazer uso dos canais de atendimento online da Distribuidora, que funcionam todos os dias, 24h. São eles: Assistente Virtual Clara por meio do número (98) 2055-0116, Central de Atendimento através do número 116, site e aplicativo móvel.

Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA) informa que desde esta quarta-feira (27) o órgão vai funcionar de forma facultativa. Na quinta (28) e sexta-feira (29) é decretado feriado no TJ. As datas estão relacionadas na Resolução-GP- Nº 98/2023.

Para o atendimento das demandas urgentes como habeas corpus, mandados de segurança, agravos de instrumento e suspensão de liminares ficará em funcionamento o plantão judicial, nas esferas cível e criminal da Justiça de 2º e 1º Graus. A desembargadora Angela Maria Moraes Salazar, responderá pelo plantão do 2º Grau até domingo (31). Os servidores plantonistas são Jamil Aguiar da Silva Júnior e Thiago L. S. Fontenelle. O número do telefone disponibilizado para o serviço é o (98) 98815-8344.

No 1º Grau da Comarca da Ilha de São Luís a juíza Luzia Madeiro Neponucena (que pertence a Vara Agrária de São Luís) e Antônio Elias de Queiroga Filho (auxiliar de entrância final) respondem, respectivamente, pelos plantões cível e criminal até as 7h59 da próxima segunda-feira (1º). Quem auxilia a magistrada e o magistrado durante o plantão são as servidoras Luanna Lopes (Vara Agrária de São Luís) e Paula Fernanda Silva (4ª Vara Criminal de São Luís).

Antes de dirigir-se ao local de atendimento, é necessário entrar em contato com as servidoras plantonistas pelos números (98) 98811-2153 (Cível) e (98) 98802-7484 (Criminal). O plantão funciona para recebimento somente de demandas urgentes. Já o plantão para registro de óbito, sob a competência dos cartórios, deve ser acionado pelo número (98) 98112-2794.

Agências do Sine

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Maranhão, que oferta oportunidades de empregos diariamente em diferentes cidades do estado, informou que não haverá expediente nesta quinta (28) e sexta-feira (29). O órgão voltará a atender o público com suas atividades na próxima segunda-feira (1º).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.