Março Lilás

São Luís realiza Dia D de prevenção ao câncer de colo uterino neste sábado (9)

Nesse dia, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital vão funcionar das 8h às 17h, para realizar a coleta de citopatológico de colo uterino e vacinar contra o HPV.

Imirante.com

Atualizada em 05/03/2024 às 19h34
O exame citopatológico de colo uterino será oferecido para mulheres de 25 a 64 anos, sem necessidade de agendamento prévio.
O exame citopatológico de colo uterino será oferecido para mulheres de 25 a 64 anos, sem necessidade de agendamento prévio. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís realiza, no próximo sábado (9),  em alusão ao Dia Internacional da Mulher e Março Lilás, o Dia D de prevenção ao câncer de colo uterino.

Nesse dia, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital vão funcionar das 8h às 17h, para realizar a coleta de citopatológico de colo uterino e vacinar contra o HPV.

O exame citopatológico de colo uterino será oferecido para mulheres de 25 a 64 anos, sem necessidade de agendamento prévio. Já a vacinação contra o HPV estará disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos.

“A prevenção do câncer de colo uterino e de mama é prioridade da gestão municipal porque a detecção precoce permite que a mulher seja encaminhada imediatamente para tratamento, aumentando as chances de cura”, diz o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

 

 

Campanha Março Lilás

 

Março é o mês de conscientização para a prevenção do câncer do colo do útero, que é a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Segundo a Semus, a rede municipal de saúde de São Luís tem se mobilizado para orientar sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a importância de realizar periodicamente o Papanicolau, exame que ajuda a detectar a infecção causada pelo vírus HPV e possíveis alterações.

Nas Unidades Básicas de Saúde, mulheres em idade reprodutiva podem contar com diversos serviços, como:

 

  • pré-natal
  • planejamento familiar
  • prevenção de câncer ginecológico
  • exames de imagem como mamografia e ultrassonografia
  • inserção e retirada de DIU (dispositivo intrauterino)

 

A coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher, Susy Rodrigues, diz que não há dificuldade de acesso aos serviços.

“A porta de entrada é a Unidade Básica de Saúde, onde se realiza a maioria dos atendimentos, e quando há necessidade de um especialista, a mulher é encaminhada para uma unidade de referência para consulta com ginecologista, obstetra ou mastologista. No caso dos exames, a usuária pode agendar na própria unidade de saúde”, explica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.