Serviços

Corpus Christi é considerado ponto facultativo em São Luís: veja o que abre e o que fecha

Desde 2021, após uma decisão do TJ-MA, o Dia de Corpus Christi deixou de ser feriado no Maranhão.

Imirante.com

Em São Luís, a data também não é mais considerada feriado municipal, devido a inclusão do aniversário da capital maranhense, que ocorre em 8 de setembro, e passa a ser feriado.
Em São Luís, a data também não é mais considerada feriado municipal, devido a inclusão do aniversário da capital maranhense, que ocorre em 8 de setembro, e passa a ser feriado. (Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Apesar das comemorações religiosas, o Dia de Corpus Christi deixou de considerada feriado na legislação estadual desde 2021, após decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA). Deste modo, a data passou a ser considerado somente ponto facultativo para a administração pública.

Em São Luís, a data também não é mais considerada feriado municipal, devido a inclusão do aniversário da capital maranhense, que ocorre em 8 de setembro, e passa a ser feriado.

Mesmo assim, há alterações no funcionamento de órgãos públicos e serviços da capital maranhense. Veja:

Comércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informou que o comércio lojista abrirá as portas em horário normal, sem a incidência de pagamento de horas extras ou gratificações aos empregados que trabalharem na data.

Órgãos Estaduais

A Secretaria de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep) informa que, conforme o Decreto nº 38.325, de 30 de maio de 2023, os dias 08 e 09 de maio (quinta e sexta-feira, respectivamente), serão considerados como ponto facultativo nas repartições públicas do estado do Maranhão, sendo mantidos os serviços considerados de natureza essencial.

Lotéricas

O Sindicato dos Lotéricos informou que as casas lotéricas irão fechar na quinta-feira (8) e só voltarão a funcionar em expediente normal na sexta-feira (9).

Bancos

As agências bancárias não vão funcionar na quinta-feira (8). Os clientes que preferirem antecipar o pagamento de boletos, podem usar os canais eletrônicos, internet banking e correspondentes.

Correios

Já os Correios informaram que no dia de Corpus Christi não haverá atendimento nas agências.

Na sexta-feira (9), o funcionamento ocorrerá normalmente na Correios. No dia 10, estarão abertas as unidades que realizam atendimento aos sábados. Informações sobre endereços e horários de funcionamento das agências estão disponíveis no site dos Correios.   

Shoppings

Tropical Shopping: O shopping funcionará em horário normal durante todo o feriado de Corpus Christi.
Shopping Rio Anil: As lojas, quiosques e praça de alimentação funcionarão das 10h às 22h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.