15 de novembro

Saiba o que abre e fecha em São Luís no feriado de Proclamação da República

O comércio tem autorização para funcionar.

Imirante.com

- Atualizada em 13/11/2022 às 08h40
Rua Grande, principal centro do comércio de São Luís.
Rua Grande, principal centro do comércio de São Luís. (Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - A rotina de serviços essenciais e não essenciais em São Luís será alterada nesta terça-feira (15), em decorrência do feriado de Proclamação da República. Veja a seguir as principais mudanças:

Comércio

O comércio lojista dos quatro municípios que formam a Grande Ilha tem autorização para funcionar nesta terça-feira. A autorização foi divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA).

O acordo firmado entre a Fecomércio-MA, os sindicatos empresariais e os sindicatos dos comerciários, por meio das Convenções Coletivas de Trabalho, prevê que os estabelecimentos comerciais situados em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais podem abrir as portas das 8h às 18h, e as lojas de Shopping Centers das 10h às 22h.

Às empresas que funcionarem nesta data deverão pagar as horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal aos empregados, uma vez que o trabalho nesse dia é considerado extraordinário. Além disso, deverá ser pago uma gratificação no valor de R$ 40,00 aos trabalhadores convocados ao trabalho, ao final do dia.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mantém, nos dias 14 e 15 de novembro, funcionando somente as unidades de urgência e emergência (Unidades Mistas; Socorrão I e II; Upa da Zona Rural; P.S Anil; Hospital da Criança; Socorrinho São Francisco).

Já as demais unidades de saúde, assim como da Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19, retornam na quarta-feira (16).

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá expediente bancário na terça-feira, Dia da Proclamação da República. Ainda assim, áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking. Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês podem ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira (16).

Órgãos estaduais

A Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep) informa que não haverá expediente nos órgãos do Governo do Maranhão, no dia 15 de novembro, em virtude do ponto facultativo e feriado nacional dedicado ao Dia da Proclamação da República, previstos no decreto nº 37.205. O funcionamento das atividades essenciais será mantido.

Shoppings

Tropical Shopping:

  • Lojas e quiosques: 9h às 18h
  • Praça de alimentação: 9h às 18h

 

Shopping da Ilha:

  • Lojas e quiosques: 10h às 22h
  • Praça de alimentação: 12h às 22h
  • Lojas Americanas: 10h às 22h
  • Supermercados: 09h às 22h
  • VIVA: fechado

 

Rio Anil Shopping:

  • Lojas e quiosques: 10h às 22h
  • Praça de alimentação: 12h às 22h
  • Lojas Americanas: 12h às 20h
  • Supermercados: 9h às 22h

 

São Luís Shopping:

  • Lojas e quiosques: 10h às 22h
  • Praça de alimentação: 12h às 22h
  • Lojas Americanas: 12h às 22h
  • Supermercados: 09h às 22h

 

Guarda Municipal

A Guarda Municipal desenvolverá um trabalho de reforço no patrulhamento urbano, principalmente no Centro Histórico, e nas praias que estão sob a responsabilidade da corporação: Olho d'Água, Ponta d'Areia e Caolho.

A Defesa Civil Municipal vai ficar de prontidão para casos de chuvas fortes, monitorando as 66 áreas consideradas de risco na capital.

Serviços de limpeza e iluminação pública

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) terá o atendimento do serviço de iluminação pública por meio da central 0800 284 8082 funcionando no ponto facultativo e no feriado.

A programação segue ainda com varrição manual das 7h às 15h nas praças Pedro II, Benedito Leite, Deodoro, Centro Histórico, Largo do Caroçudo, Mercado do Peixe/Anel Viário, Avenida Litorânea, Lagoa da Jansen,  Avenida dos Holandeses/Ponta d'Areia, além da limpeza dos banheiros dos espaços públicos.

Os ecopontos do Parque Amazonas, Cidade Operária, Mata Roma e Jardim América estarão abertos das 7h às 15h20.

A remoção poliguindaste acontece das 5h às 13h20 e das 7h às 15h20, com 2 equipes (1 em cada horário).

A remoção manual acontece das 7h às 15h20 e das 9h às 17h20, com 2 equipes (1 em cada horário) no Centro, Camboa, Areinha, Kennedy.

Os demais serviços não irão funcionar no dia 15.   

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.