16 de junho

Veja o que abre e o que fecha em São Luís neste dia de Corpus Christi

Em São Luís, a data não é mais considerada feriado municipal, contudo há alterações na rotina.

Imirante.com

- Atualizada em 16/06/2022 às 06h21
Comércio funcionará normalmente na quinta-feira (16).
Comércio funcionará normalmente na quinta-feira (16). (Foto: Paulo Soares/O Estado)

SÃO LUÍS - O dia de Corpus Christi, 16 de junho neste ano, não é mais considerado feriado na legislação do Maranhão. 

Em São Luís, a data também não é mais considerada feriado municipal para dar lugar ao aniversário da capital maranhense, 8 de setembro. Apesar disso, há alterações no funcionamento de órgãos públicos e serviços.

Leia mais:

Entenda por que o dia de Corpus Christi não é mais feriado no Maranhão

Bancos

As agências bancárias não funcionarão no Dia de Corpus Christi. A medida segue uma recomendação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). O atendimento será retomado normalmente na sexta-feira (17).

O Sindicato dos Bancários do Maranhão informou que a decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional.

Órgãos públicos

Haverá ponto facultativo em órgãos da administração pública estadual, durante o Dia de Corpus Christi. Durante todo o dia, serão mantidos os serviços considerados essenciais como, por exemplo, saúde e segurança.

Segundo a Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos servidores (Segep) a decisão segue o decreto nº 37.205, de 22 de novembro de 2021, que aprovou o calendário de feriados e de pontos facultativos a ser observado pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.

A Prefeitura Municipal de São Luís ainda não se manifestou até a publicação desta reportagem.

INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão permanecer fechadas no dia de Corpus Christi em São Luís e durante o ponto facultativo, que acontece na sexta-feira (17). Os atendimentos serão retomados na segunda-feira (20).

Segundo o Governo Federal, a Central Telefônica, por meio do 135, também não irá funcionar durante o dia de Corpus Christi. Cidadãos com o agendamento marcado para o dia 17, devem ligar para o 135 e reagendar uma nova data.

Durante este período, os cidadãos poderão acessar o portal do INSS para solicitar benefícios, emitir extratos, cumprir exigências, agendar atendimento presencial, além de ter orientação e tira dúvidas sobre serviços e benefícios do INSS.

Pelo telefone 135, é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.

Comércio

De acordo com a Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), o comércio da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) funcionará normalmente na quinta-feira (16). Os shoppings funcionam em horário normal.

Equatorial Maranhão e postos de coleta do E+ Reciclagem 

As agências de atendimento presencial e os agentes credenciados e os postos E+ Reciclagem funcionarão normalmente na maioria dos municípios do Estado, no Dia de Corpus Christi (16). A Distribuidora ressalta que somente nas cidades de: Imperatriz, Açailândia, Bom Jesus Da Selvas e Pindaré Mirim não haverá expediente por conta do feriado que se manteve no calendário municipal.

Vale ressaltar que o atendimento nas agências presenciais da Distribuidora funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Já os postos do E+ Reciclagem funcionam de segunda a sábado, sendo de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h.

Além disso, a Equatorial destaca que os seus canais digitais funcionam 24h, todos os dias: o WhatsApp com a Assistente Virtual Clara, por meio do contato (98) 2055-0116 e o site www.equatorialenergia.com.br, além da Central de Atendimento no telefone 116.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.