Educação a distância

IFMA Maracanã abre inscrições para curso EaD de Agropecuária com 3,3 mil vagas

As inscrições são gratuitas e prosseguem até 16 de fevereiro.

Imirante.com, com informações do IFMA

- Atualizada em 26/03/2022 às 18h28
A seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico público;
A seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico público; (Foto: Divulgação / IFMA)

SÃO LUÍS - O campus IFMA Maracanã, em São Luís, abriu nessa segunda-feira (31) o período de inscrições para o processo seletivo simplificado destinado ao preenchimento de 3,3 mil vagas do curso técnico em Agropecuária. Voltado para a qualificação profissional de nível médio, o curso será ofertado na modalidade de educação a distância, com turmas distribuídas por 33 polos EaD em diversas regiões do Maranhão. As inscrições são gratuitas e prosseguem até 16 de fevereiro em página na internet.

Quanto à forma do curso, será subsequente, sendo as vagas abertas para candidatos que possuem o ensino médio completo, ou que o concluam até a data da matrícula (21 a 28 de março). A organização do certame ressalta que não serão matriculados estudantes ainda no 3º ano do ensino médio no momento da matrícula. Outro procedimento vedado será o candidato matricular-se simultaneamente em mais de um curso técnico ofertado pelo IFMA. Em casos assim, uma das matrículas deve ser cancelada.

Em cada polo, reserva-se metade do total de vagas para candidatos egressos de escola pública, cumprindo-se os percentuais legais previstos em legislação (Lei nº 12.711/2012) voltados para pessoas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, autodeclarados pretos, pardos e indígenas, pessoas com deficiência. Nos casos de autodeclaração étnico-racial, o candidato passa antes da matrícula por procedimento de heteroidentificação, quando uma comissão qualificada valida a informação prestada no ato de inscrição.

Sobre as inscrições, os candidatos realizarão em duas partes. A primeira é virtual e se dá pelo preenchimento de formulário eletrônico de inscrição, disponível na internet no portal IFMA campus São Luís – Maracanã. Já a segunda etapa será presencial, no período de 31 de janeiro a 18 de fevereiro, e consiste na entrega da documentação declarada na inscrição on-line.

A seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico público, marcado para 23 de fevereiro, na sede do campus Maracanã (bairro Vila Esperança, em São Luís). Ao concluir o curso, o aluno será diplomado como Técnico em Agropecuária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.