Ano letivo de 2022

São Luís abre período de inscrições de novos alunos na Rede Municipal de Ensino

Em 2022, o ano letivo está previsto para iniciar no dia 1° de fevereiro, com aulas presenciais.

Imirante.com

- Atualizada em 26/03/2022 às 18h41
Para facilitar a compreensão das famílias, a inscrição ocorre no mesmo prazo para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para facilitar a compreensão das famílias, a inscrição ocorre no mesmo prazo para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). ( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O período de inscrições de novos alunos para a rede municipal de ensino para o ano letivo de 2022 teve início nesta quarta-feira (5). O anúncio foi feito pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed).

Para facilitar a compreensão das famílias, a inscrição ocorre no mesmo prazo para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2022, o ano letivo está previsto para iniciar no dia 1° de fevereiro, com aulas presenciais.

Leia também:

Prazo de inscrição para concurso do Censo 2022 é prorrogado

Sindicato diz que retorno total das escolas pode não acontecer em SL

Para os novos alunos, ou seja, aqueles que querem ingressar na Rede Municipal de Ensino de São Luís no ano de 2022, o período de inscrição vai de hoje (5) até o dia 10 de janeiro de 2022, de forma on-line, por meio do site da Prefeitura de São Luís. As inscrições podem ser feitas por meio do Sislame (Sistema para Administração e Controle Escolar), que distribui as vagas segundo critérios objetivos, com prioridade de atendimento a alunos com deficiência, residentes nas proximidades da escola, alunos que possuam irmão já matriculado na unidade de ensino solicitada e famílias com benefício social ativo. O responsável do aluno terá a opção de indicar até três escolas municipais do seu interesse no período de inscrição, de modo a facilitar o atendimento das famílias e a distribuição das vagas.

O link para inscrição deve ser acessado na página da Prefeitura (saoluis.ma.gov.br), no banner que direcionará para a página da pré-matrícula. O resultado das inscrições dos novos alunos será divulgado no dia 14 de janeiro, também no site da Prefeitura. Entre os dias 17 a 21 de janeiro os pais ou responsáveis deverão comparecer à escola indicada no resultado das inscrições para entrega da documentação e conclusão da matrícula do aluno.

Durante o período de matrículas, a Semed disponibiliza atendimento especial aos pais e responsáveis, de forma presencial, em sua sede, localizada no Ed. Trade Center - São Francisco, ou de forma remota, pelo Whatsapp número (98) 99160-7726 e pelo e-mail matricula@edu.saoluis.ma.gov.br.

Rematrículas prorrogadas

Entre os dias 20 a 29 de dezembro de 2021, foram realizadas as rematrículas e transferências internas dos alunos que já estudam na rede municipal. Por conta da demanda, a Semed prorrogou o prazo até sexta-feira (7). Os pais ou responsáveis devem ir diretamente à escola onde o aluno está matriculado, das 8 às 12h e das 14 às 17h.

Segundo Gusmaia Mousinho, secretária-adjunta de Ensino, a etapa de matrícula é fundamental para consolidar a permanência dos estudantes nas escolas. "É fundamental que a família esteja na escola para acompanhar todo o ano letivo do estudante e para renovar os compromissos de ensino dos seus filhos. Neste momento buscamos fortalecer o vínculo família-escola, pilar fundamental para a redução da evasão escolar", completou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.