Solidariedade

Banco de Leite Humano do HUUFMA precisa de doações

Mães que tenham interesse em doar podem procurar o BLH que funciona de segunda a sexta.

Divulgação/HUUFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
O Banco de Leite encontra-se com um <i>déficit</i> em seu estoque de leite devido a grande redução de mães disponíveis para a doação.
O Banco de Leite encontra-se com um <i>déficit</i> em seu estoque de leite devido a grande redução de mães disponíveis para a doação. (Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)

SÃO LUÍS - O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está precisando de doações. O HUUFMA pede que as mães disponíveis para a doação de leite materno procurem o BLH, localizado na Unidade Materno Infantil, para que possam realizar este ato que será fundamental para o crescimento saudável de dezenas de crianças prematuras internadas na UTI neonatal. Ainda de acordo com o hospital, atualmente, o BLH encontra-se com um déficit em seu estoque de leite devido a grande redução de mães disponíveis para a doação.

“O ideal para atender a demanda do HUUFMA seria de no mínimo 5 litros diariamente, mas em média só está sendo coletado menos de 3 litros por dia. O leite coletado é destinado para as crianças internadas no Serviço de Neonatologia, que conta hoje com 20 leitos (UTI Neo) e 22 leitos de Unidade Intermediária, por isso enfatizamos a importância de se ter um estoque suficiente que atenda essa demanda. Apenas 40 mães doadoras estão cadastradas atualmente no banco de dados do BLH. Esse número é variável dependendo da época e também pelo tipo de doadora”, explica o HUUFMA.

O hospital destaca, ainda, que “além da importância de amamentar seu próprio filho, muitas mães também podem levar esse benefício para outros bebês. É o caso de mulheres que têm leite excedente e não apresentam problemas de saúde, podendo dessa forma realizar a doação de leite materno. Uma ação simples, mas que traz benefícios inestimáveis. O Banco de Leite Humano possui uma equipe multiprofissional, preparada para oferecer toda a assistência a mãe e ao bebê, podendo, inclusive, fazer a coleta domiciliar, proporcionando bastante comodidade a essas doadoras”, finaliza.

Para mais informações, entre em contato do Banco de Leite Humano no (98) 2109-1178.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.