SÃO LUÍS - Com a proximidade da festa mais popular do Brasil, o Carnaval, o Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, espaço ligado a Secretaria de Estado de Cultura (Secma) iniciou, na última sexta-feira (8), a exposição “Carnaval de Todos”. A intenção, além de atrair a atenção do público e de turistas, é fazer um resgate histórico de adornos e roupas tão comumente usados durante o Carnaval.
As roupas expostas são de blocos e clubes tradicionais de São Luís, sendo alguns premiados por sua beleza. Fantasia como as de Iemanjá do Bloco dos Fuzileiros da Fuzarca e do mestre sala e porta bandeira da Turma do Quinto são algumas que estão sendo colocadas em exposição, além de fantasias comuns de clubes como as de faraó, africanas, indianas, entre outras.
“A nossa intenção é mostrar para o público e aos turistas que tudo é bem aceito, tentamos retratar diferentes tipos de fantasias das mais tradicionais como a do fofão de máscara feita de papel couchê, que é feito manualmente e é considerado uma obra de arte, até o fofão mais moderno com máscara de látex que tem composto o nosso carnaval”, ressaltou o diretor do Centro de Criatividade, Alaim Moreira Lima.
Durante a exposição o público poderá conhecer um pouco mais da história e das músicas tradicionalmente tocadas durante esta época do ano. O Odylo Costa, filho foi equipado com três espaços: o de fantasias, de músicas tradicionais e máscaras.
Algumas máscaras estão sendo vendidas no próprio Centro durante todo o período da exposição, que deverá ocorrer até a quarta-feira de cinzas, que neste ano cai no dia 10 de fevereiro. O Centro de Criatividade Odylo Costa, filho está funcionando de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, em um horário especial, de 15h às 21h.
Saiba Mais
- Carnaval: dez dicas para cair na folia com saúde
- Prefeito Assis Ramos promete Carnaval modesto em Imperatriz
- Justiça suspende resultado do Carnaval de passarela 2016 em SL
- Busca do prazer explica prolongamento do Carnaval, diz antropólogo
- Em nova decisão, Favela e Quinto dividem título do Carnaval de Passarela em 2016
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.