Combate!

Seminário discute combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Evento contará com o coordenador-geral de Proteção à Infância do Ministério do Turismo.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(undefined)

SÃO LUÍS - No mês em que o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 25 anos de criação, o Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini com o apoio das Secretarias Estadual e Municipal de Turismo realiza, no dia 21 de julho, o Seminário “O turismo protegendo os direitos de crianças e adolescentes”, com intuito de conscientizar a população para a prática de exploração sexual de jovens no setor turístico maranhense.

Com alta do dólar, os brasileiros estão preferindo as viagens no território nacional e o Nordeste torna-se uma região atrativa, incluindo o Maranhão no roteiro de muitos turistas. Embora alimente o comércio local e estimule a cultura do estado, algumas preocupações se evidenciam, principalmente, no que tange a violação dos direitos de crianças e adolescentes, como a exploração sexual de jovens no ramo do turismo.

O seminário propõe temáticas que alertem a sociedade para questões como essas. Um dos temas apresentados será a atuação do Ministério do Turismo no enfrentamento a violência sexual de crianças e adolescentes, abordado pelo coordenador-geral de Proteção à Infância do Ministério do Turismo (MTur), Adelino Neto.

Com enfoque na região nordeste, será apresentado pela Coordenadora do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Casa Renascer, do Rio Grande do Norte, Sayonara Dias, a experiência de elaboração e implantação do Código de Conduta do Turismo, documento que pretende orientar e regular o comportamento ético de empresas, pessoas e serviços vinculados à indústria do Turismo contra a exploração sexual infanto–juvenil.

Ainda como parte da programação do seminário está o lançamento da campanha “O melhor do turismo: boas lembranças e novos amigos”, que apresenta um material instrutivo (cartazes, panfletos, porta copos, porta guardanapos dentre outros) para serem afixados nos estabelecimentos ligados ao trade turístico, como forma de alertar a sociedade para esta problemática. Para a coordenadora do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini, Maria Ribeiro da Conceição, o lançamento da campanha no seminário é oportuno, pois julho além de ser o mês de comemoração do aniversário do ECA, é um período de grande movimento no Estado.

“O material da campanha vai ser distribuído para os representantes de estabelecimentos que estão ligados com o turismo como bares, restaurantes, hotéis, serviços de táxis entre outros. O que ajuda a alertar o setor para a problemática”. Afirma Maria Ribeiro.

O material distribuído na campanha contém mensagens de conscientização do combate à exploração sexual, alem da divulgação do disque 100.

O Seminário “O turismo protegendo os direitos de crianças e adolescentes” ocorre no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís, que fica localizado na rua da Estrela, nº 508, Centro, a partir das 14h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.