SÃO LUÍS - A Academia Brasileira de Ciências desenvolveu o único programa brasileiro voltado para mulheres cientistas. As inscrições poderão ser enviadas até o dia 31 de maio. Cada candidata poderá se inscrever, apenas, uma vez, apresentando um único projeto de pesquisa. Candidatas de anos anteriores, que não tenham sido beneficiadas com o prêmio, podem submeter seus projetos novamente. Os formulários estão disponíveis em página eletrônica, e lá é possível realizar a inscrição para concorrer às bolsas.
Em nove edições, o programa já premiou 61 jovens cientistas promissoras, incentivando-as na carreira com uma bolsa-auxílio no valor, de U$ 20 mil dólares, que equivale a R$ 60.052. Os trabalhos são avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais da área científica.
O programa de bolsa-auxílio visa apoiar projetos científicos viáveis e de alto valor a serem desenvolvidos durante 12 meses por pesquisadoras que tenham residência estável no Brasil, por no mínimo há 4 anos, e desenvolvam projetos de pesquisa em instituições nacionais; o programa selecionará até sete pesquisadoras; o valor de cada bolsa-auxílio é o equivalente a US$ 20.000, convertidos em reais, para aplicação em 12 meses; as bolsas-auxílio serão atribuídas nas áreas de Ciências Físicas (uma bolsa); Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde (quatro bolsas); Ciências Matemáticas (uma bolsa); e Ciências Químicas (uma bolsa).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.