Capacitação

Inscrições para curso de Libras encerram-se nesta sexta (26)

Treinamento inicia-se no dia 29 e segue até 17 de outubro.

Divulgação/TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50

SÃO LUÍS - A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) inscreve servidores do Judiciário Estadual para o curso de Libras, com carga horária de 60 horas, para habilitar os interessados a atender a comunidade surda que busca os serviços da Justiça. O treinamento inicia-se no dia 29 de setembro e segue até o dia 17 de outubro, das 14h às 18h, na escola judicial maranhense.

A capacitação em Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) permitirá conhecer a forma de comunicar desta parcela da população, contribuindo para uma prestação de serviços efetiva e conectada às diferenças e particularidades dos jurisdicionados. A iniciativa coloca o Tribunal de Justiça entre as instituições que investem no processo de inclusão social da comunidade surda.

O curso atende à norma legal (Lei 10.436/ 2002), que garante aos surdos uma série de direitos relativos às suas especificidades linguísticas e alerta ao Poder Público da necessidade de ampliar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação objetiva e de utilização das comunidades surdas do Brasil.

A capacitação tratará sobre a Abordagem Sócio-Antropológica de Libras; Direitos Linguísticos dos surdos; O mundo dos surdos e sua cultura; Estrutura de sentenças em Libras; Transcrição; Formação de palavras; Categorias gramaticais; Sinais em contexto, entre outros.

Informações podem ser obtidas pelos telefones (98) 3235 3945 e 3235 3231.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.