Maranhão

Justiça do Trabalho prepara-se para a "Semana Nacional de Conciliação"

<b>Imirante.com</b>, com informações do TRT-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS – Órgãos da Justiça do Trabalho no Maranhão ultimam os preparativos para a oitava edição da "Semana Nacional de Conciliação", que vai ocorrer no período de 2 a 6 de dezembro, em todo o país. Em São Luís, seis das sete varas trabalhistas estão agendando audiências para a semana. Também serão realizadas audiências pela Seção de Execução e pelo Juízo Conciliatório em Recurso de Revista. As audiências serão realizadas no Foro Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, localizado na avenida Senador Vitorino Freire, S/N, Areinha, próximo à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

No interior do Estado, foram agendadas pautas exclusivas para conciliação em 13 das 16 varas trabalhistas, mas em todas as audiências serão feitas propostas conciliatórias. Com exceção da 2ª Vara do Trabalho (VT) de Imperatriz e das VTs de Bacabal e Santa Inês, que terão pauta normal de audiências, estão previstas pautas para conciliação nas Varas do Trabalho de Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Caxias, Chapadinha, Estreito, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Timon e na 1ª VT de Imperatriz.

As solicitações para audiências conciliatórias podem ser feitas até durante a semana de conciliação. Os interessados devem procurar as secretarias das varas trabalhistas para efetuar o agendamento. Atualmente, o agendamento, também, pode ser feito pela internet.

A "Semana"

Com o slogan "Quem concilia sempre sai ganhando", a "Semana" é uma realização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com todos os tribunais brasileiros, que selecionarão processos com possibilidade de acordo, colocando-os em pauta para tentativa de solucionar o conflito entre as partes de forma negociada.

No TRT-MA, o evento está sob a coordenação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, que tem como presidente o desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, vice-presidente e corregedor do TRT-MA. O Núcleo tem ainda como integrantes os juízes Manoel Lopes Veloso Sobrinho, titular da VT de Barreirinhas e juiz auxiliar da Presidência; Paulo Sérgio Mont’Alverne Frota, diretor do Foro Astolfo Serra e titular da 3ª Vara do Trabalho de São Luís; Maurílio Ricardo Neris e o servidor Francisco Antônio Cerqueira Amaral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.