Pelo Baixa Renda

Famílias podem ter até 65% de desconto na conta de luz

O programa beneficia famílias com renda mensal de até meio salário mínimo.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
Os dados levantados pela Cemar, até julho de 2018, apontam que mais de 220 mil famílias que já possuem cadastros nos programas do Governo Federal.
Os dados levantados pela Cemar, até julho de 2018, apontam que mais de 220 mil famílias que já possuem cadastros nos programas do Governo Federal. (Foto: divulgação)

IMPERATRIZ - Criado pelo Governo Federal para beneficiar as unidades residenciais de famílias com baixa renda, o Programa Tarifa Social Baixa Renda, consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%, para famílias com renda mensal de até meio salário mínimo e, para Indígenas e Quilombolas, que possuem o consumo de até 50kwh, o desconto chega a 100%.

Os dados levantados pela Cemar, até julho de 2018, apontam que mais de 220 mil famílias que já possuem cadastros nos programas do Governo Federal e atendem a todos os critérios exigidos pelo programa, ainda não recebem o benefício, por não ter realizado cadastro junto a Companhia, ou mesmo, apenas por não atualizá-los. As cidades de São Luís, Imperatriz e São José de Ribamar, lideram o ranking de municípios com o maior número de famílias com direito ao benefício, porém sem ganhar o desconto por conta do cadastro desatualizado.

Realizar o cadastro, ou até mesmo renová-lo é bem simples, basta ir a qualquer agência de atendimento da Cemar, com a última conta de energia, levando o cartão do benefício com o Número de Inscrição Social – NIS, (caso não possua o NIS é necessário procurar a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, CRAS da cidade em que você reside) RG e CPF. No caso das famílias indígenas, a Carteira de Identidade pode ser substituída pelo Registro Administrativo de Nascimento do Indígena (RANI).

Os descontos podem ser de 10% a 65% na tarifa de energia elétrica, calculados e fixados pela ANEEL, o que faz muita diferença no orçamento de uma família. É importante destacar que os descontos variam de acordo com o consumo de energia elétrica da residência, sendo que as residências com menor consumo têm descontos maiores. Um consumo mais elevado pode tirar o cliente da faixa de descontos do programa.

Por se tratar de um desconto na fatura, a tarifa social é um incentivo ao cidadão para manter as faturas em dia, além de ter boas práticas de economia para não desperdiçar energia elétrica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.