Oportunidade

Ministério do Planejamento autoriza concurso com 600 vagas para o IBGE

As vagas são dividias em três cargos para níveis médio e superior.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ – O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou, esta semana, a realização de concurso público com 600 vagas para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a Portaria nº 302, são 90 vagas para Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas, 50 vagas para Tecnologista em Informações Geográficas e Estatística, e 460 vagas para Técnico em Informações Geográficas e Estatística. Os dois primeiros cargos exigem nível superior e, para o cargo de técnico, a escolaridade exigida é de nível médio.

Ainda segundo a portaria, as vagas deste concurso não podem ser destinadas para as cidades que foram contempladas no concurso realizado em 2013, que ainda está vigente. O provimento dos cargos nos quantitativos previstos deverá ocorrer a partir de dezembro de 2015, e está condicionado à prévia autorização do MPOG e à existência de vagas na data da nomeação.

A responsabilidade pela realização do concurso é da Secretária Executiva do Ministério do Planejamento, a quem caberá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos. O prazo para publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses, contado a partir da data de publicação da Portaria, ou seja, até janeiro de 2016.

No último concurso do IBGE, realizado em 2013, 132,6 mil candidatos disputaram 432 vagas de níveis médio e superior. Os salários variaram de R$ 2.813,10 a R$ 8.907,45. A organizadora foi a Cesgranrio. O resultado final foi divulgado em fevereiro de 2014.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.