Prazo

Quem não quiser o saque emergencial FGTS precisa notificar a Caixa

O comunicado precisa ser feito pelo trabalhador com até dez dias antes do início do seu calendário de crédito.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07

BRASIL - Os trabalhadores que não desejam fazer o saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) autorizado pelo governo devem avisar à Caixa Econômica Federal. O valor é de R$ 1.045. O comunicado precisa ser feito pelo trabalhador com até dez dias antes do início do seu calendário de crédito.

Segundo cronograma da Caixa, os trabalhadores nascidos em fevereiro vão receber o crédito automaticamente no dia 6 de julho. Aqueles que não tiverem interesse em resgatar o valor devem fazer a solicitação até hoje para manter os recursos na conta do FGTS.

O valor estará disponível para todos os trabalhadores que possuem saldos em contas do FGTS, e se estenderá até novembro conforme o calendário.

Calendário:

O crédito dos valores do Saque Emergencial FGTS será realizado por meio de Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores, conforme calendário a seguir:

Tabela saque FGTS. Foto: Divulgação / Caixa.
Tabela saque FGTS. Foto: Divulgação / Caixa.

O calendário foi estabelecido com base no mês de nascimento do trabalhador e contém a data que corresponde ao crédito dos valores na conta poupança social digital, quando os recursos poderão ser utilizados em transações eletrônicas, além da data a partir de quando os recursos estarão disponíveis para saque em espécie ou transferência para outras contas.

Formas de recebimento:

A movimentação do valor do saque emergencial poderá, inicialmente, ser realizada por meio digital com o uso do aplicativo Caixa Tem, sem custo, evitando o deslocamento das pessoas até as agências.

Após o crédito dos valores na conta poupança social digital, já será possível pagar boletos e contas ou utilizar o cartão de débito virtual e QR code para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos, tudo por meio do aplicativo Caixa Tem.

A partir da data de disponibilização dos recursos para saque ou transferência, também de acordo com o mês de nascimento, os trabalhadores poderão transferir os recursos para contas em qualquer banco, sem custos, ou realizar o saque em espécie nos terminais de autoatendimento da Caixa e casas lotéricas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.