Competição

Prorrogadas inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa 2016

As inscrições devem ser feitas por endereço eletrônico.

Divulgação/Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Podem inscrever-se estudantes e os professores da rede pública.
Podem inscrever-se estudantes e os professores da rede pública. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (16), as inscrições para a 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP/2016). As inscrições devem ser feitas pela internet no portal Escrevendo o Futuro. Podem inscrever-se estudantes e os professores de Língua Portuguesa da rede pública, que lecionam no Ensino Fundamental (5º a 9º ano) e no Ensino Médio (1º ao 3º ano).

No Maranhão, até esta sexta-feira (6), de acordo com dados do MEC, das 217 Secretarias Municípios de Educação, 167 fizeram adesão. O total parcial é de 7.559 estudantes e 3.704 professores inscritos representando 1.814 escolas, incluindo unidades da Rede Estadual de Ensino.

A "Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro" é um concurso de produção de textos para alunos e professores de escolas públicas brasileiras, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas seguintes categorias: Poema – 5º e 6º anos do Ensino Fundamental; Memórias literárias – 7º e 8º anos do Ensino Fundamental; Crônica – 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio; e Artigo de opinião – 2º e 3º anos do Ensino Médio.

A OLP premia os 500 alunos semifinalistas e seus professores, com medalhas, livros e participação em oficinas culturais e de formação. Os 152 alunos finalistas e seus professores recebem medalha e tablets. Já os 20 alunos vencedores e seus professores levam medalhas, notebooks e impressoras.

Além de estudantes e professores, também serão premiadas as escolas dos 152 finalistas, com placa de homenagem. E as escolas dos 20 vencedores com dez computadores, uma impressora, projetor, telão para projeção e livros.

Parceira do Ministério da Educação (MEC), na OLP, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) orienta as Unidades Regionais de Educação (UREs) a mobilizarem suas escolas a fim de oportunizar aos estudantes a participação na OLP.

Para além da seleção e premiação de textos, a Olimpíada propõe para o professor de Língua Portuguesa uma formação que o auxilie na reflexão e compreensão da função social da escrita, fortalecendo o seu trabalho em sala de aula.

A experiência de produção de textos possibilita aos alunos a ampliação de suas competências na linguagem oral, na leitura e na escrita, além de aprofundar o olhar sobre o lugar em que vivem, aproximando a comunidade da escola.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.